Para Bill Gates, os avanços tecnológicos vão revolucionar a vida das pessoas mais pobres até 2030

Para Bill Gates, os avanços tecnológicos vão revolucionar a vida das pessoas mais pobres até 2030

(superinteressante)
Por Ennio Rodrigues

bill-gates

Internet banking, ensino à distância, avanços em pesquisas médicas e capacitação de agricultores podem ser o caminho para enfrentar os grandes problemas das populações mais pobres do planeta até 2030. Em entrevista ao portal The Verge, o filantropo e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, se declarou otimista sobre como a tecnologia pode ajudar a combater a fome, mortalidade infantil e a seguridade dos moradores mais humildes de nações em desenvolvimento no mundo.

Por exemplo, no caso do problema de abastecimento de alimentos, Gates cita o grande avanço que se pode obter com a capacitação dos produtores rurais. Fazer a distribuição de sementes de melhor qualidade e uma educação técnica deve ajudar a aumentar os níveis de produção. O entusiasta cita a rotação de cultura como uma prática que prolonga a fertilidade do solo, mas que ainda é pouco usada nessas regiões. De acordo com a ONU, seguindo no ritmo atual, em 2050 seremos nove bilhões de pessoas no mundo. Dessas, três bilhões serão consideradas pobres.

Na mesma linha da educação, o ensino à distância é uma das principais ferramentas para ampliar o acesso dessa população mais pobre. Para Gates, o avanço das tecnologias de conexão rápida e o barateamento dos dispositivos móveis abrem inúmeras possibilidades para melhorar a qualidade e a quantidade de cursos online e, assim, capacitar essas pessoas.

Gates fala também sobre outra vantagem do barateamento dos smartphones: internet banking. Na visão do bilionário, o uso mais intenso de redes digitais para gerenciar o dinheiro dará mais autonomia às pessoas mais pobres e também barateará os custos das transações bancárias, na impressão de moeda física e na manutenção de infraestruturas como caixas eletrônicos.

A última das quatro frentes de desenvolvimento tecnológico que transformarão o mundo até 2030, na grande aposta de Bill Gates, é a saúde. Ele explica que os avanços em pesquisas de vacinas contra doenças comuns em países com pouca rede de saneamento básico, como pneumonia e HIV. Nas previsões do empresário, a mortalidade infantil deve cair pela metade nos próximos quinze anos, as mortes de mulheres no trabalho deve reduzir em dois terços. Além disso, graças à evolução das pesquisas, Gates aposta que malária e poliomielite estarão erradicadas do planeta até 2030.

Confira a entrevista (em inglês), no site.

E você, é tão otimista quanto Bill Gates? Ou acha que ele anda vendo muito nyan.cat por aí?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s