Cinema

45 ANIMAÇÕES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE VER – PARTE 1

45 ANIMAÇÕES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE VER – PARTE 1

Uma lista com 45 animações que vão introduzir o leitor ao mundo mágico e divertido dos desenhos. E para os que já são fãs, será mais um motivo para amar esse gênero.

frde.jpg

O gênero de animação tem ganhado bastante espaço dentro do mercado do audiovisual brasileiro e do mundo. O Brasil que só foi ter a sua primeira animação em stop-motion em 2013 chamada “Minhocas”, já nesse década teve 2 filmes premiados no maior Festival de Animação do Mundo, o Festival Annecy. “Uma história de Amor e Fúria” foi o ganhador do prêmio Cristal de Melhor Filme em 2013, e o outro longa “O menino e o Mundo” ganhou como o Melhor Filme e também o Prêmio do Público em 2014. Apesar disso, dados divulgados pela Ancine revelam que entre 2004 e 2014 foram lançados apenas 12 filmes de animação, sendo que em 2014, 9 filmes procuraram financiamento de seus projetos no BNDES.

O ainda pequeno número de animações produzidas no Brasil pode ser explicado pelo lento e caro processo de criação de um filme animado, também pela existência de cursos de formação muito básicos e pela falta de roteiristas. Para se ter uma ideia, a criação de uma obra na técnica de stop-motion demanda 1 dia inteiro para criar apenas de 4 a 6 segundos de animação. Logo, levariam 15 dias para produzir apenas 1 minuto de filme. Apesar disso, o mercado tem crescido graças à facilidade de acesso a equipamentos e tecnologia,e iniciativas governamentais como os programas de fomento do setor de audiovisual (leis de incentivo, editais e o Fundo Setorial do Audiovisual-FSA).

Atualmente existem também eventos que exibem única e exclusivamente animações que englobam curtas, longas e pequenas produções ligadas a publicidade e campanhas. O Animundi que é a maior mostra de desenhos da América Latina, é um evento que acontece no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília e já nesse ano completa 22 anos de existência. A lotação das bilheterias do festival já demonstra como o número de espectadores de filmes animados tem crescido e o interesse brasileiro pelo tema. No site da Associação Cultural Kinoforum inclusive, você poderá ficar por dentro de todos os eventos que acontecem no Brasil.

No mundo, o Japão é o mais conhecido pelas suas animações (chamados de “animes”), e por lá fazem muito sucesso em razão de já existir um mercado consolidado e que engloba públicos de todas as idades. Dentre as animações que ficaram famosas no mundo inteiro temos “A viagem de Chihiro” e mais recentemente “Ponyo: uma amizade que veio do mar”. É muito diferente do que acontece aqui no Brasil, em que por muito tempo houve um preconceito de que “desenhos animados” eram apenas para crianças. Esse estigma têm sido derrubado, no entanto, pela criação de produtos voltados para o público adulto e também pela proliferação de eventos como o Animamundi, já citado, e que oferecem uma diversidade de atrações como: oficinas, palestras, exibições e prêmios.

chiriho.jpg

Para divulgar ainda mais para quem conhece animações e para quem não conhece nada, posto abaixo uma lista variada, que vai agradar um vasto público. Tem desde animações adultas com questões existenciais e futuristas, até desenhos voltados para o público infantil, mas que em razão de sua sensibilidade poderá também agradar aos marmanjos. Me foquei muito nas produções japonesas e coloquei só longas ,vou deixar para escrever sobre curtas em um próximo artigo depois do Animamundi 2015 aqui Rio. Como o artigo ficou imenso e são muitos filmes que gostaria de listar, vou dividir o artigo em 2 ou 3 partes, postando um a cada semana.

1) O serviço de entregas da Kiki

Animação japonesa dos estúdios Ghibli ( criadores de títulos famosos como a Viagem de Chihiro) conta a história de uma menina bruxa que, por tradição da família ao completar 13 anos deve sair de casa em sua vassoura para ir em buscar de uma nova cidade para viver. Ela parte então com o seu gato Jiji e encontra uma cidade portuária, da qual passará a morar e encontrará muitas pessoas que a ajudarão pelo caminho.

2) Paprika

Uma história um pouco complexa e para adultos, que se passa no futuro e trata de questões como sonhos e realidade virtual. Nesse universo imaginário, um médico cria um aparelho que dá acesso aos sonhos de seus pacientes, como forma de tentar tratar transtornos mentais, mas esse dispositivo é roubado e passa a ser usado contra as pessoas, de forma que passam a ter sonhos acordadas.

3) Coraline e o mundo secreto

Essa ótima animação é baseada no livro de mesmo nome do famoso escritor britânico Neil Gaiman, que ficou também responsável pelo roteiro. A personagem principal, dublada por Dakota Fanning, é uma menina que acabou de se mudar com os pais para uma nova casa, da qual ainda não se adaptou muito bem. Mas um belo dia encontra uma passagem secreta para um outro mundo, que para ela parece ser muito melhor do que o anterior e que vai fazer com que se questione em qual dos mundos quer viver.

4) Porco Rosso

Mais uma obra magistral dos estúdios Ghibli, é baseado no mangá (quadrinho japonês) de Jidai Miyazaki Hikōtei, dirigido pelo famoso Hayao Miyazaki. Esse longa de 1992 conta a história de um ex-piloto de hidroavião da força aérea durante a Primeira Grande Guerra, que com o fim desta passa a trabalhar como caçador de recompensas.

5) Meu malvado favorito

Uma produção da Universal Studios, ficou bem famosa e viral por causa dos minions, os trabalhadores de Gru, personagem principal da história. A animação mostra um vilão, que tem como objetivo se aprimorar cada vez mais no universo do crime e se tornar um dos maiores vilões da história. Mas , ele é sobrepujado por um novo vilão que tem conseguido roubar grandes monumentos históricos pelo mundo e que se mostra um obstáculo em seu caminho. Agora, para se provar melhor, ele pretende roubar a lua e para isso terá que contar com a ajuda inesperada de 3 orfãs.

6) O castelo no ar

Mais um produzido pelos estúdios Ghibli, conta a história de uma menina que se vê nas mãos do governo, por possuir uma jóia preciosa de família, com um misterioso poder que só poderá ser usado por ela. Em sua fuga, encontrará um menino que a ajudará a fugir do governo e dos piratas que querem vender a jóia.

7) O gato do rabino

Considero uma das melhores animações que já tive a oportunidade de assistir. A produção é da França e da Áustria e conta a história de um gato, cujos donos são um rabino e sua filha. Em um certo dia, o gato começa a falar, e se mostra extremamente inteligente e com uma grande capacidade de argumentação. A partir daí a história seguirá por uma viagem que inclui o rabino e o seu gato falante e um grupo bem heterogêneo de pessoas que passarão por muitas aventuras e farão o espectador se questionar sobre o sentido das religiões.

8) O reino dos gatos

Um filme japonês, dirigido por Hiroyuki Morita, conta a história de uma estudante que ao salvar um gato de um atropelamento, se vê tendo que lidar com gatos de um reino desconhecido. Eles, no entanto, não só falam, como querem agradecer de todas as formas possíveis o salvamento do seu príncipe, levando-a para o seu reino.

9) O fantástico senhor raposo

Uma animação dirigida por Wes Andersen, o diretor de “O Grande Hotel Budapeste” (ganhador de 4 oscars esse ano) é baseado em um livro infantil de Ronald Dahl (mesmo criador da Fantástica Fábrica de Chocolates). Conta a história do Sr. Raposo que vive em uma toca localizada numa árvore na colina, com seus filhos e a mulher. Em seu passado, ele era um exímio ladrão de galinhas, que no entanto, largou a vida de crimes após a Sra.Raposa engravidar. Ele agora, se vê junto com seus vizinhos de toca, ameaçado por 3 fazendeiros e tem que descobrir como poderá ser mais espertos que eles.

10) Ponyo: uma amizade que veio do mar

Um dos filmes mais recentes do Hayao Miyazaki, é uma história encantadora sobre um peixinho dourado chamada Ponyo que é encontrada por um menino presa em um pote de geleia na praia. Depois disso, ele passa a cuidar dela e os dois acabam desenvolvendo uma linda amizade, mas ele não sabe que na verdade ela pertence a um reino no fundo do mar.

11) Mary e Max: uma amizade diferente

Mary e Max conta da amizade que é criada por carta de duas pessoas muito diferentes. Mary que mora na Austrália, tem 8 anos, sofre bullying na escola e mora com a mãe alcóolatra e o pai taxidermista. E Max, um homem de 44 anos, que mora em Nova Iorque, é obeso e tem dificuldades de se relacionar com pessoas. É uma linda animação, baseada em uma história real sobre amizade, transtornos mentais, alcoolismo, bullying, solidão e relacionamentos.

12) De Profundis

Feito com 10 mil desenhos pintados a mão, essa produção luso-hispânica é de uma beleza incrível, tanto por seus desenhos, como por sua trilha sonora. Com um roteiro lento, sem falas, que se passa em um mundo de fantasia surreal, o filme te levará pelas profundezas do mar. A história é sobre um pescador que naufraga junto com sua tripulação, mas sobrevive e é arrastado por uma sereia para conhecer o fundo do oceano

13) Up- altas aventuras

Umas das animações mais belas que já assisti, com uma história extremamente cativante. Carl se casa com a menina que conheceu em sua infância e cujos sonhos compartilhava. Ambos quando novos queriam viajar e viver diversas aventuras, mas o tempo foi passando e os planos acabaram não se realizando. Já bem idoso, Carl ,no entanto, quer ainda realizar aquele que era o seu sonho e o da sua esposa.

14) Os contos da noite

Uma produção francesa, bem diferente das histórias tradicionais. Tudo começa numa sala de teatro com 3 pessoas ensaiando: um rapaz, uma moça e um senhor. Ali eles vão decidir em que histórias atuar, que figurinos serão usados e até mesmo a personalidade e sexo de seus personagens. A história mistura realidade e representação, personagens e atores reais, oscilando de forma que em alguns momentos não fica clara a divisão entre eles. A animação é dividida como em atos, entre as várias peças narradas, que lembram um pouco contos populares folclóricos de diversas nacionalidades.

15) O mundo dos pequeninos

Escrito por Hayao Miyazaki e Keiko Niwa, também foi produzido pelo estúdio Ghibli . A história é sobre Arrietty e sua família, que são pequeninos seres que vivem de baixo do assoalho de uma casa. Nesse lugar eles sobrevivem através das pequenas partes de coisas que vão pegando da casa, mas sempre com o cuidado de não serem percebidos e nem levantarem suspeitas. Um dia, no entanto, Arriety é avistada por um menino que é o sobrinho da dona da casa e que vai acabar no final, desenvolvendo uma amizade com ela, mesmo os dois sendo de mundos muito diferentes.

 

Anúncios

Um comentário em “45 ANIMAÇÕES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE VER – PARTE 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s