civilizações · Textos

VIDA ALHEIA: UM HOBBY

VIDA ALHEIA: UM HOBBY

As decisões dos outros nos entretêm desde sempre. Dogmas, leis e convenções sociais surgiram possuindo como objetivo o controle das vidas que não nos pertencem. Não seria melhor aproveitarmos outras formas de lazer?

01.jpg

O ser humano é tido como o animal mais inteligente da Terra… Mas há controvérsias! Embora seja curioso, capaz de inventar novas tecnologias e linhas de pensamento, muitas vezes, extremamente complexas, esse ser tão evoluído ainda não aprendeu uma simples coisa: cuidar da própria vida.

São incontáveis as vezes em que pegamos outras pessoas (ou até nós mesmos, sejamos francos) julgando alguém por suas escolhas, condições ou modo de vida. Agem como se a vida desse alguém as pertencesse e precisasse ser guiada de acordo com a opinião daquele que julga. Cada vez mais, as pessoas se preocupam em encaixar-se em moldes prontos de existência, dando ouvidos a opiniões que deveriam ser irrelevantes, mas que, no final das contas, obtém força suficiente para conduzir toda uma sociedade ao que parece uma grande linha de produção, de onde todos saem idênticos, seja na aparência, no comportamento ou na ideologia.

02.jpg

Essa característica social se faz possível, além de outros fatores, pela facilidade de se adquirir algo já pronto e determinado. A dificuldade enfrentada para se atingir diferentes níveis de pensamento e reflexão, faz com que as pessoas acabem se rendendo a padrões estabelecidos e inquestionados. Poucas são as pessoas que filtram o que ouvem e buscam aprimorar-se intelectualmente para perceberem que elas têm o direito e, por conseguinte, a capacidade, de serem diferentes, destacarem-se do senso comum.

03.jpg

A sociedade vive um período crítico (de alguns milhares de anos), no qual os serem humanos se preocupam mais com o que acontece na vida de outrem, do que com o que se passa em sua própria.

Isso se reflete na constante máscara social que cada um de nós possui. O que impede as pessoas de verem quem você realmente é, e as passam informações de quem você “deveria” ser para garantir a hipócrita estabilidade social vigente.

04.jpg

As escolhas são tomadas por todos tendo em vista aquilo que os outros pensariam ou no modo como esses tratariam as pessoas em questão dependendo da decisão eventualmente tomada. É acreditado ser melhor se arrepender por uma escolha alheia às suas vontades do que por algo que foi pensado por si próprio e, mesmo assim, não terminou como o esperado. Pois, na segunda opção, nosso “eu-vítima” não possui a quem culpar se não a nós mesmos.

05.jpg

Continue a seguir cegamente o que outros decidem por você e conversaremos em dez anos para falarmos sobre seus arrependimentos.

 

Anúncios

4 comentários em “VIDA ALHEIA: UM HOBBY

  1. Aqui desse lado do oceano a coisa pega muito também. Como vejo é uma questão de tempo (sempre é uma questão de tempo) para que a raça entenda que a vida é a circunstância de cada um. Não cabe apelo nem julgamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s