FERIADOS PROLONGADOS E SEU PODER NA INTENSIFICAÇÃO DOS SENTIDOS NOS RELACIONAMENTOS COTIDIANOS

FERIADOS PROLONGADOS E SEU PODER NA INTENSIFICAÇÃO DOS SENTIDOS NOS RELACIONAMENTOS COTIDIANOS

Não se espante se aqui os assuntos não se apresentarem de maneira ortodoxa. Eles não necessariamente estarão diretamente relacionados. Mas estarão interligados cá dentro, no pensamento. Pensando bem, mais precisamente no coração.

Daí que entre elas ficou combinado assim: ‘Então amiga, sabe aquele peixe que fiquei de preparar para você? Pode ser no sábado’! ‘Puxa, que coincidência, sábado está perfeito’! ‘Nos reuniremos, finalmente’!

Assim, na quinta-feira, pelo WhatsApp eles arremataram a viagem: ‘Então cara, dessa vez a gente vai pra Chapada mesmo’? ‘Claro que vai, ué, demorou’!

Em um único final de semana ela teria direito a saborear uma deliciosa peixada à moda ‘Amèliana’ e a integrar uma viagem de ‘brothers’ ao famoso reduto do estilo de vida alternativo localizado nos arredores de Brasília-DF.

chapada-flores-que-brilham.jpg Chapada dos Veadeiros – Foto de Marcio Cabral, finalista do prêmio Sony World Photography Awards 2015, na categoria “panorâmicas”. (Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br)

Duas experiências singulares tecidas de momentos únicos de celebração da vida e da amizade. Momentos dignos de repetição.

Os ingredientes mais elementares para se preparar um peixe são alho, sal e limão. Além dos tomates, cebola e pimentões, a fim de que o prato fique mais saboroso. Acrescente-se a isso um peixe vistoso e especiarias frescas. Pode ser salsinha, coentro ou alguma outra erva ao gosto do freguês. Entretanto, ao se cozinhar para alguém, há que se juntar aos demais ingredientes algo que os integre e faça dar gosto ao prato. É o ingrediente principal e o segredo do sucesso da receita.

Para organizar uma viagem entre ‘brothers’ é necessário um ou dois telefonemas, alguns ajustes no trabalho e combinados via WhatsApp do tipo ‘é camping’ ou ‘tem rapel, yeah!’. É provável que também seja necessário conseguir um ‘vale night’ com @s respectiv@s parceir@s para aqueles dias. Tudo negociável. Vale até esquecer o casaco ou o lençol, mas a barraca, certeza, já está no porta-malas. Porém, há de se incluir nos objetos de primeira necessidade o primeiro e mais importante item a se levar na mala para uma viagem.

A preparação de uma receita tem início já na elaboração mental de que haverá a oportunidade de se preparar determinado prato, tendo a sua continuidade na cuidadosa escolha dos ingredientes e na prospecção de ‘para quem se vai cozinhar’. O contexto da preparação do prato também tem a sua importância no resultado final. Se estivermos acompanhados, trocando ideias e sorrisos com familiares e amigos (incluam-se, especialmente, os virtuais), e, oportunamente degustando um vinho com notas de chocolate e comprado especialmente para a ocasião, essa certamente será uma receita de sabor memorável.

Claro que o talento d@ cozinheir@ também conta. E muito!

peixada.jpg (Fonte da imagem: http://colunas.globorural.globo.com/picadinho/2011/02/04/moqueca-so-capixaba-o-resto-e-peixada/)

E, retomando a fala do renomado chef de cozinha francês, Erick Jacquin, afirmando que ‘beber e cozinhar é uma felicidade’, ter feito parte desse ritual foi e será sempre um imenso prazer, que atinge o seu ápice na degustação do prato, em um verdadeiro ‘grand finale’.

Uma viagem para ser boa, carece de ter um planejamento detalhado e minucioso. Ou não. Por vezes a experiência já deixa o checklist automatizado, facilitando a execução de outros passos relacionados ao passeio. Bacana mesmo é viajar com quem a gente tem afinidades, e melhora muito se a viagem for com quem a gente tem intimidade, por que daí é possível negociar desde o estilo da música que vai tocar até se os vidros vão abertos ou vai ser à base do ar condicionado.

Daí fica fácil decidir se vai ser cachoeira primeiro e almoço depois, ou quando e onde será o rapel, ou ainda o que iremos fazer à noite. Fica muito mais divertido zoar com alguém que não entendeu a piada e rolar de rir até que a pessoa perceba que estamos rindo dela. Ou resolver degustar um vinho diferente, fazendo pesquisa de preço em vários estabelecimentos até voltar para comprar no primeiro lugar em que se pesquisou. Fica muito mais atrativo ouvir os relatos em tom de confidência das aventuras de adolescente, num acordo tacitamente selado de ‘o que se ouviu na Chapada, fique na Chapada’.

É muito mais aconchegante descobrir um local bacana, com uma proposta diferente do usual e acrescentar uma novidade ao relicário de experiências. Sim, muito mais prazeroso, divertido e aconchegante. E se for para se aquecer do frio em águas quentes bebericando vinho, vai muito melhor, obrigada! É muito mais interessante cozinhar na companhia de pessoas agradáveis e divertidas e, claro, sorver às colheradas o sabor e o saber ali depositados.

Afinal, do que estaremos falando aqui? De que trata o texto? O que quis dizer a pessoa que vos escreve? Por ventura estará devaneando a respeito de situações esparsas, desconectadas, ou desencontradas?

Não, caro leitor! O fio invisível que une os relatos aqui descritos, o ingrediente secreto e o item primeiro a se levar na mala para qualquer viagem que se deseje realizar, é algo que permeia todas as relações humanas. Pode não parecer, mas aqui falei-lhes de amor e de afetos.

Aqui abri minha mente e meu coração desejando eternizar momentos muito significativos e, por essa razão, especiais. Aos envolvidos nesse ensejo, minha sincera e amorosa gratidão!

Pois é, estive falando desse sentimento grandioso que tempera a vida, as amizades, os relacionamentos. E que, algumas vezes, só o sentimos mais intensamente por ocasião dos feriados prolongados.

 

Anúncios

Um comentário em “FERIADOS PROLONGADOS E SEU PODER NA INTENSIFICAÇÃO DOS SENTIDOS NOS RELACIONAMENTOS COTIDIANOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s