SOBRE PATOS E CISNES

SOBRE PATOS E CISNES

Não, jovem cisne, você não é feio. Você apenas não se desenvolveu nem descobriu seus iguais.

maxresdefault.jpg

O conto de fadas O patinho feio , do dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado em 1843, narra aparentemente uma simples historinha sobre patos e cisnes.

O patinho feio tem uma mensagem que vai muito fundo. Somos desprezados e infelizes quando estamos no lugar errado, entre aqueles que não podem nos compreender e nos aceitar.

Quantas pessoas maravilhosas, criativas, de pensamento revolucionário ou beleza rara foram desprezadas na infância e na adolescência? Quantas crianças e jovens dedicados, perspicazes e apaixonados passam por estudantes preguiçosos e desleixados pois não gostam das disciplinas ensinadas na escola? Quantas pessoas cheias de potencial e energia nunca crescem nas empresas onde trabalham porque estão na função errada? Quantas pessoas se tornam frias e tristes porque não se sentem admiradas e queridas por seus familiares, amigos e parceiro/parceira afetivo/afetiva?

Quantas pessoas deixam de falar sobre suas dores por falta de alguém que as escute com carinho, sem julgá-las? Quantas pessoas se sentem feias, obscuras e sem atrativos porque se olham por meio dos olhos indiferentes do marido/esposa, namorado/namorada?

Quantas pessoas não fazem dietas malucas ou se submetem a cirurgias plásticas para satisfazer um padrão de beleza que pertence ao outro? Quantas pessoas não optam por uma carreira para realizar os pais? Quantas pessoas não tem suas qualidades positivas reconhecidas porque vivem entre pessoas que pensam diferente e valorizam outras coisas? Vamos a exemplos bem cotidianos? Pessoas extremamente delicadas e gentis que são taxadas de falsas em ambientes corporativos mais frios e agressivos. Pessoas muito honestas que são consideradas burras em ambientes fraudulentos. Alguém não ser valorizado por outra pessoa ou grupo não significa dizer que não tenha atributos importantes. Significa dizer que este alguém está no grupo errado, exercendo um papel que não foi feito para ele.

Quando encontramos pessoas capazes de nos compreender e aceitar, independente de serem parecidas com a gente ou não, começamos a sentir o calor do encontro, o carinho da cumplicidade e a alegria da integração.

Apenas conseguiremos enxergar através das águas claras do lago o nosso pescoço comprido de cisne quando aprendermos a olhar para dentro de nós mesmos e nos deixarmos guiar pela energia daqueles que nos querem bem e por perto.

 

Um comentário em “SOBRE PATOS E CISNES

  1. Uma sociedade só faz sentido enquanto lugar de liberdade e de afirmação individual. A padronização a que assistimos é o reflexo da mediocridade de um sistema que não conta com todos. A civilidade tem de ser uma exigência, a diferença é também a possibilidade de termos uma existência mais completa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s