FONTE DE INSPIRAÇÃO

FONTE DE INSPIRAÇÃO

Polo criativo na indústria da moda e da arquitetura, a Itália explora suas maravilhas e exporta para o mundo suas belas artes. Embarque nesta viagem cultural ao berço do design!

vista-bonita-coliseu-fotografia.jpg

É praticamente impossível pensar em design e não pensar na Itália. O país foi protagonista de diversos movimentos artísticos e culturais que transformaram a história e servem de influência até hoje. Afinal, ao lado da Grécia, é o berço da civilização ocidental, sendo, na antiguidade, a sede do poderoso Império Romano. Do Coliseu ao Vaticano, passando pelos canais de Veneza, a Itália contabiliza cerca de 100 mil monumentos, fazendo com que o belo seja eterno. De uma ponta a outra da adorável “bota”, além dos sabores, não faltam catedrais, palácios, fortalezas e esculturas. É arte por todos os lados e um mergulho na história.

Ditando tendências, a Itália projeta com sucesso inúmeros artistas e profissionais da arquitetura, do design e da moda. Marcas como a Olivetti, com as lendárias máquinas de escrever, a Kartell, seguindo a tradição do mobiliário italiano, ou as pioneiras do setor automobilístico e donas de verdadeiros objetos de desejo, como a Lamborghini e a Ferrari, transparecem a influência do país para o mundo.

Para quem quer ver de perto espetáculos arquitetônicos, os destinos permeiam Veneza, Florença e Roma. Por outro lado, Milão é a capital dos amantes do mundo fashion, que podem apreciar as também italianas Armani, Dolce & Gabbana, Prada, Versace, Gucci, entre outros fenômenos mundiais. É o melhor retrato da elegância e da sofisticação.

Seja na gastronomia típica, no inconfundível sotaque, nas óperas, na literatura, nas belas paisagens ou no dom dos seus artistas, a Itália é um polo criativo e encanta.

Além de peça importante na história mundial, o país sempre se destacou nos quesitos inovação e arte, um panorama que começou a tomar forma no período pós-guerra. A rápida reconstrução industrial foi decisiva para consolidar o design e torná-lo líder no segmento. Outro fator importante foi a união entre arquitetos e empresários a fim de reconstruir a economia, abrindo espaço para criações baseadas em inovações tecnológicas, guiadas, claro, pela criatividade e improviso dos italianos.

Nos anos 1950, nomes como Gio Ponto, Marco Zonuso, Marcello Nizzoli, os irmãos Castiglioni e Ettore Scottsass, marcaram a história. Atualmente, profissionais como Luca Nichetto, Patricia Urquiola, Fabio Novembre, Simone Micheli e Paolo Ulian carregam a responsabilidade. Antes de todos estes, porém, os renascentistas Donatello, Rafael e Michelangelo foram as mentes precursoras do design, assim como Leonardo da Vinci considerado, com seus múltiplos talentos e engenhosidades, um dos maiores gênios da humanidade.

MAPA CULTURAL

Diversas construções italianas são mundialmente conhecidas e referências de design refinado, como o milenar Coliseu, construído no período da Roma Antiga e até hoje é uma das principais atrações turísticas do país, além de estar na lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

A famosa Torre de Pisa, apesar de ter sofrido um problema arquitetônico, é igualmente deslumbrante. A torre começou a inclinar-se logo após o início da sua construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e um solo mal consolidado. Mas a inclinação não é problema e faz a diversão dos turistas na hora de tirar fotos.

Quando se fala em arte, a Capela Sistina, no Vaticano, é a verdadeira expressão da arte e beleza diante dos olhos. Pintores como Pietro Perugino e Sandro Botticelli estão presentes na série de painéis que retratam episódios religiosos. Um dos atributos mais notáveis e famosos do local é o teto pintado por Michelangelo. Um trabalho de quatro anos e que hoje está eternizado na história.

*Texto publicado na Revista Decor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s