Textos

De repente 30!

Cheguei aos 30!!! Pensei em escrever algo, mas me faltou ideia do que dizer sobre esse momento, então decidi compartilhar para vocês um texto que encontrei em outro blog, que definitivamente, disse tudo!!!!!! Então espero que gostem!

De repente 30!

(texto retirado meu meio meu devaneio)
Por Soraya Abuchaim

É… todos nós passamos pelas diversas fases da vida, e chegou a minha vez de entrar na casa dos 30 anos.

Aí fiquei matutando e resolvi que deveria compartilhar essa experiência com vocês (que está sendo muito menos traumática do que eu imaginava).

Fiquem tranquilos que não farei apologia à crises existenciais do tipo “sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem” (e aqui uma dúvida: essa é a única música do repertório dessa renomada cantora?).

Vim só filosofar, e chegar à conclusão de que apesar de muita coisa parecer se alterar com a chegada dos 30 anos, essa mudança é muito mais psicológica do que física. Até porque, no fim das contas, tudo muda, mas nada muda de fato (estou poética hoje, né?).

A verdade é que fizeram tanto terrorismo sobre esse tabu, que achei que me sentiria uma nova mulher após a data em questão. Mas caramba! Os 30 anos estão aí e continuo sendo a mesma de quando tinha 29 anos. É possível isso? (Por favor, leiam essa frase com uma pontinha de ironia, senão perde a graça).

Falaram que assim que eu ficasse “mais velha” (que grande diferença!) começaria a engordar, a pele ficaria horrível, o cabelo sem brilho, a unha quebradiça… Nossa! Que revolução, não? E se assim fosse… pobrezinhas das mulheres que já passaram pelos 30 anos… Seria um show de horrores!

Só que ninguém mencionou que aos 30 anos eu iria me sentir mais mulher, mais feminina, mais sábia, mais adulta. E que isso não tem absolutamente nada a ver com a quantidade exata de dias vividos pela minha pessoa. Simplesmente resolvi fazer dessa data aparentemente tão importante um marco para mudanças pessoais, individuais. E talvez isso se aplique a outras mulheres também, por isso essa ideia de enormes transformações.

Meu cabelo não vai cair mais do que já cai (e como cai!) só porque sexta-feira acordarei com 30 anos. Também não me olharei no espelho e chegarei à conclusão de que meu corpo não cabe mais nas roupas. Mas posso me olhar diferente se meu estado de espírito assim estiver, e as mudanças que ocorrerão em meu físico serão bem mais sutis (aleluia!).

Já escrevi uma vez e volto a repetir – não tenho medo de envelhecer. O que eu tenho medo que fique obsoleto é tudo aquilo que eu possuo de conhecimento, é toda ideia pré-estabelecida. Isso sim me apavora. E é por isso que sempre procuro me renovar internamente.

Agora a idade… Apesar de trazer algumas rugas, elas são uma parte muito pequena da imensidão de belezas que o passar dos anos carrega. Posso parecer repetitiva, mas pensem se isso não deveria ser mais discutido? Se não deveríamos gritar ao mundo – e aos mais jovens – NÃO TENHAM MEDO DE ENVELHECER! APROVEITEM O QUE A VIDA NOS TRAZ DE BOM!

As pessoas tem um medo irracional de envelhecer, movem mundos e fundos apenas para ter a mesma aparência “eternamente”, quando na realidade deveriam cuidar mais da mente, do conhecimento, do aprendizado. Além do que, é muito mais bonito assumir a idade que temos, sem exageros, e nos cuidando na medida certa da vaidade.

É a mesma história dos relacionamentos que não duram – simplesmente colocamos o foco no que éperecível, e não no que realmente permanecerá quando tudo o mais estiver sob efeito irreversível da gravidade e do passar do tempo. Além disso… não é um contra-senso querer lutar contra a lei natural da vida?

Por isso, além de ser um desabafo, um compartilhamento de experiência, essa é uma homenagem a todas as mulheres que, assim como eu, tornam-se cada dia melhores com a idade (e mais modestas também, obviamente). Que venham os 30, os 40, os 50, que estarei prontinha para receber cada década de braços abertos!

Deixe um comentário

