Frase/Curiosidade

6 teorias loucas que explicam por que ainda não achamos alienígenas

6 teorias loucas que explicam por que ainda não achamos alienígenas

(superiteressante)
POR Priscila Bellini

A nossa galáxia possui entre 100 bilhões e 400 bilhões de estrelas. É bastante mesmo. Mas isso é só na Via Láctea, a nossa galáxia. No universo todo, existem, no mínimo, outras 175 bilhões de galáxias, cada uma com mais ou menos 100 bilhões de estrelas.

De todas essas estrelas, de todas essas galáxias, estima-se que 500 bilhões de bilhões (olha só o tamanho do número: 500.000.000.000.000.000.000) sejam parecidas com o Sol. E, dessas, calcula-se que até metade seja orbitada por planetas parecidos com a Terra. Ou seja: podem existir até 250 bilhões de bilhões (250.000.000.000.000.000.000) de “Terras” espalhadas por aí. Que podem, possivelmente, também abrigar a vida.

Diante de toda essa imensidão toda, é quase inconcebível imaginar que nós estamos absolutamente sozinhos no Universo, certo? Afinal, se temos centros especializados em procurar vida fora da Terra, já fomos à Lua, mandamos sondas para Marte, Plutão e diversos outros lugares, por que raios ainda não encontramos ninguém? Por que ninguém tentou fazer contato?

ETDivulgação

Você acabou de conhecer uma versão bem simplificada do Paradoxo de Fermi, ou a contradição que existe entre a grande possibilidade de vida no resto do Universo e a falta de evidências para comprovação. Para tentar desvendar o mistério, várias teorias já foram criadas por cientistas, pensadores e fãs de ficção científica. Escolhemos aqui as mais interessantes. Tente não perder uma noite de sono pensando em todas as possibilidades:

1. Eles já estiveram por aqui

Gif
Giphy

A Terra tem 4,54 bilhões de anos. E nós estamos nela há 200 mil. Isso quer dizer que durante esse tempão alguém pode muito bem ter vindo aqui, ter dado um oi para o que quer que seja que tenha encontrado e ter ido embora. Ou pode até ser que os nossos ancestrais mais primitivos também tenham tomado um susto com os ET’s, mas como não temos registros dessa época, é uma dúvida quase impossível de solucionar. Eles podem ter deixado a boa e velha Terra simplesmente porque não encontraram nada de interessante ou porque estão esperando a hora certa para voltar.

2. Nossos vizinhos não são amigáveis

Gif
Giphy

Alguns cientistas até defendem que há vida fora da Terra, só que esses habitantes não teriam o melhor dos humores e nem mandariam mensagens para nós. É que mandar um oi para o restante do universo ofereceria uma boa pista sobre a localização desse pessoal – e esse é um risco que os caras lá fora não querem correr.

Se você duvida da possibilidade de que isso possa ser um problema real, basta lembrar o que disse o físico Stephen Hawking. Ele não apoia a ideia de enviar mensagens para o lado de lá justamente porque não sabemos o que esperar de seres extraterrestres. “Se eles nos visitassem, eu acho que o resultado seria semelhante ao que aconteceu quando Cristóvão Colombo chegou à América, o que não foi nada bom para os americanos nativos”, afirmou Hawking.

3. A Primeira Diretriz é mesmo lei

Gif
Giphy

Os fãs de Jornada nas Estrelas já devem estar familiarizados com a ideia. Entre as regras principais que orientam a conduta da Frota Estelar, a primeiríssima, acima de todas, é esta: não se deve interferir no desenvolvimento normal de uma cultura ou sociedade alienígena. E a Hipótese do Zoológico tem a ver com isso.

A ideia principal é que os ETs existem e que nos observam à distância, sem se meter nos nossos assuntos. Eles fazem isso para uma espécie de experimento científico em que somos cobaias? Gostam de espiar o que fazemos para se divertir? Não se sabe. A proposta, feita pelo astrônomo John Ball, só indica que eles estão de olho e não querem ser notados.

4. Nós somos primitivos demais para conseguir captar qualquer sinal

Gif
Giphy

Imagine uma formiga. Ela nunca vai conseguir ter consciência de tudo que a cerca porque é um ser muito primitivo e com capacidade mental extremamente limitada. Os nossos satélites, sondas e naves podem ser tão toscos que seria como se uma formiga em São Paulo tentasse fazer contato com o Barack Obama através de uma folhinha que ela pegou por aí. E nós podemos ser as formigas do universo. Sim, essa possibilidade é triste para uma humanidade que tanto se gaba de sua inteligência.

5. Matrix dos aliens

Gif
Giphy

Eles podem ser tão desenvolvidos que simplesmente cansaram da realidade e resolveram criar o seu próprio mundo utópico e virtual. Não se preocupe: nessa teoria, nós estamos vivendo no mundo de verdade, e quem está na “Matrix” são eles. Por isso, não conseguimos fazer contato. De todas as teorias, essa parece a menos plausível. Pelo menos, dá um bom roteiro de filme.

6. A nossa Matrix

MatrixGiphy

A outra teoria diz que nós não escapamos da Matrix. Pode ser que a nossa realidade seja na verdade uma simulação criada por aliens superdesenvolvidos que criaram a nossa ilusão de vida, planeta e cotidiano. Essa teoria foi defendida pelo cientista Rich Terrile, da NASA.

Mas isso não quer dizer que o órgão inteiro acreditou em Terrile e nem que ele tenha sido tachado de louco. É só mais uma entre as várias possibilidades levantada por pesquisadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s