civilizações · Textos

A PALAVRA PROIBIDA

A PALAVRA PROIBIDA

Sim, grande parte das pessoas irá parar de ler esse texto por causa de uma única palavra. Uma palavra que incomoda de tal forma que muitas vezes preferimos evita-la ou não dar a ela a sua devida importância na sociedade.

FEMINISMO.jpg

Vivemos em uma sociedade patriarcal desde que o mundo é mundo, ou pelo menos é isso o que a história nos diz, mulheres são historicamente inexpressivas e submissas perante a sociedade, mas atualmente isso vem mudando e essa palavra é a que leva muitas de nós a refletir e querer de uma vez por todas ter voz e valor, a palavra que nos liberta, mas também nos rotula é Feminismo.

Todos os dias estamos expostos a centenas de informações na internet e muitas delas ainda são incrivelmente machistas e arcaicas, homens e mulheres defendendo situações absurdas simplesmente pelo fato de que são moldados pela sociedade e não conseguem se libertar dela. A grande questão da internet é que vozes antes oprimidas pela culpa ou vergonha, ganham cada dia mais força e o que favorece na luta por direitos abre também uma janela que antes não era possível ver, a de pessoas que sentem na liberdade do anonimato a chance de expor toda sua carga preconceituosa, cruel, homofóbica e “doente”. Vejo posts maliciosos sobre como homens desejam meninas em idade escolar, e me deparo com comentários de tudo o que eles gostariam de fazer com elas, homens que se dizem “macho alfa” e não suportam mulheres que se impõem e falam o que pensam, homens e mulheres que acreditam que a roupa influencia o estupro e que a culpa é da vítima. Homens que tem diversas hipóteses na ponta da língua para o que leva tal mulher a ser feminista ou apenas independente, ou por que ela o teria rejeitado. Feministas ouvem que são fáceis, lésbicas (algumas sim e outras não), “mal comidas”, “precisam de um homem” para colocar moral ou para dizer o que elas tem que fazer.

Não, o feminismo não pode ser abatido por expressões machistas e ofensivas, as mulheres não devem se questionar na luta por direitos iguais porque aparentemente a sociedade estaria melhor sem o feminismo, ela não está. Eu às vezes me pergunto se com todo esse ódio que vivenciamos diariamente, será então que está tudo bem e nada precisa ser mudado? Quem me garante que o fato do mundo ser tão cruel e violento não é culpa da cultura patriarcal? Mulheres, vocês acham normal ouvir piadinhas, cantadas e palavras degradantes na rua? Vocês fazem isso? Ou isso parece coisa de um ser que vive só por instinto, e quando digo isso, digo que esse ser seria menos “humano” e racional do que deveria, um ser que vê em meninas (crianças) mulheres. Que novinha é sinônimo de algo sexualmente aceito, que mulher sexualmente ativa é puta e mulheres virgens são frígidas, que decidem que o aborto é crime, sendo que são eles os estupradores. Me convençam de que um homem que abandona um filho é normal e uma mulher que abandona um filho é insensível e cruel e que um homem que some e não quer ver o filho não está praticando um tipo de “aborto social”.

Feminismo salva vidas, protege mulheres, conscientiza homens. Com o feminismo um homem pode ser o que ele quiser, ele pode sentir, pode chorar, ele não precisa satisfazer os moldes machistas da sociedade, ele pode ser livre assim como as mulheres. Pois nem todos os homens são como os listados acima, mas esses também acabam sendo oprimidos e rebaixados na escala social. Então sejam feministas! Queiram que homens e mulheres tenham direitos iguais, lutem por esses direitos. Sejam felizes! E mulheres, entrem na política, na música, no esporte, na polícia, mostrem que somos mais éticas, mais corretas, que o lado maternal da mulher que existe mesmo se ela não for mãe, serve para acolher e abraçar as diferenças, sejamos mães e donas de um mundo melhor para todos viverem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s