BLUES SÃO FÁCEIS DE TOCAR, MAS DIFÍCEIS DE INTERPRETAR

BLUES SÃO FÁCEIS DE TOCAR, MAS DIFÍCEIS DE INTERPRETAR

” BLUES SÃO FÁCEIS DE TOCAR, MAS DIFÍCEIS DE INTERPRETAR”

JIMI HENDRIX
Blues tem grande influencia no surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll, country, ska-rocksteady, soul music e a música contemporanea. Nos seus mais diversos sinônimos… Blues como tristeza… Blues como história… Blues como manifestação… Blues como condição de vida… Blues como forma de libertação… Blues como reação de sentimentos. Blues, afinal, como musica…. ” Blues são fáceis de tocar, mas difíceis de interpretar”

Jimi_Hendrix_by_Gered_Mankowitz_1967.jpg

Jimi Hendrix 12 String BluesBlues surge nos Estados Unidos com a fé religiosa, transformando em musica o sentimento que tem na espiritualidade ou “spirituals” cânticos animadores sobre amor e tristeza pelas pessoas e sobre a busca de Deus, pelas louvações gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos que, muitas vezes, incluíam sutis protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela, ou situações do cotidiano.Cotton_planter_and_pickers1908.jpg

Os cantos religiosos (spirtuals) têm sua origem na África, o nascimento do BLUES pelos negros americanos, descendentes de escravos africanos, final do século XIX. Nos Estados Unidos da América o Blues é ligado à cultura afro-americana, oriunda do sul (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), das plantações de algodão que usavam o canto, “worksongs”, para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho, a origem essencial do “blues” ou Blue…cor que significa tristeza na cultura norteamericana, … surge o termo “let’s sing our blue”…A força musical do blues esta na sensualidade e energia , nas suas poesias recheadas de simplicidade de histórias como religião, amor, sexo, traição, bebida ,trabalho e tantas outras formas do cotidiano. Escravos levados para América do Norte no início do século XIX, incorpora a simbiose do frio dilacerante da nova vida ,apresentada pelos senhores brancos nas plantações de algodão.

Blues começa a contar sua estória após o término da Guerra Civil quando passa a ser o caminho escrever o estado da alma dos afro-americanos , expressando a sua melancolia , sofrimentos, angústias, amores, frustações e tristezas. A fotografia deste estado de espirito, esta ns descrição nas plantações do delta do Mississippi,…negros, trabalhando e cantando ao som do “blues”, suas esperanças.

Charlie Patton mais conhecido como Charley Patton (1891 a 1934) é considerado como o “pai do delta blues”.

charley-patton1.jpg

Charlie Patton – Shake it and Break it

Década de 30 surge o nome mais influente do blues: Robert Johnson a estrela maior que define a lenda musical em volta de seu nome ,viveu pouco tempo, cerca de 27 anos, a data de nascimento não precisa, segundo a lenda, é assassinado com whisky envenenado pelo marido de uma de suas amantes. Gravou 29 canções apenas, entre 1936 e 1937, porém consideradas alguns dos maiores clássicos de blues de todos os tempos.robert johnson.jpg

Robert Johnson- Crossroad

No final dos anos 30 e inícios dos 40 surgiram as primeiras grandes bandas de blues;Aleck “Rice” Miller (1912 a 1965) gaitista, cantor e compositor, conhecido como Sonny Boy Williamson II, Willie Williamson, Willie Miller, Little Boy Blue, The Goat e Footsie. ÁlbunsDown and Out Blues,Sonny Boy Williamson and The Yardbirds ,Keep It to Ourselves, Bummer Road Músicas,Bring It on Home, Eyesight to the Blind, Bye Bye Bird, Fattening Frogs for Snakes, Keep It to Yourself.

sonnyboywilliamson_2373658k.jpg

Sonny Boy Williamson – Nine below zero

BIG BILL BROONZY William Lee Conley Broonzy (1893 a !958) ou Big Bill Broonzy, cantor, compositor e guitarrista . Álbuns: Big Bill’s Blues, An Evening With (Live). Músicas Key To The Highway, Black, Brown and White, Big Bill Blues, Trouble In Mind e Glory of Lovebig-bill-broonzy.jpg

‘Hey Hey Baby’ BIG BILL BROONZY (1956) Blues Guitar Legend

E a partir de 1942 o blues sofre sua primeira grande “revolução” interna com o soar das primeiras notas eletrificadas do lendário guitarrista T-Bone Walker.T-Bone_Walker_in_1942.jpg

T-Bone Walker – Call It Stormy Monday

Aaron Thibeaux Walker (1910 a 1975) ou T-Bone Walker ou Oak Cliff T-Bone guitarrista de blues, cantor e compositor, primeiro músico de blues a usar uma guitarra acústica amplificada no formato baseado na repetição 12 compassos de puro improviso. Blues como poder global ao local. Blues nas origens e no crescimento das cidades, no contexto global da urbanização e da mudança urbana através dos processos musicais nas cidades, e suas transformações pelo mundo nos bairros e suas periferias.Letra de Cross Road Blues/ Robert Johnson I went down to the crossroad fell down on my knees I went down to the crossroad fell down on my knees Asked the lord above “Have mercy now”A HISTORIA CONTINUA… NA ENCRUZILHADA MUSICAL DO BLUES OU CROSS ROAD…

Robert Johnson – King of the Delta Blues Singers (1961)

Howlin’ Wolf – The Chess Box (1991)

Leadbelly – King of the 12-String Guitar (1991)

Billie Holiday – Songs for Distingué Lovers (1958)

Mississippi John Hurt – 1928 Sessions (1979)

Bessie Smith – The Complete Recordings Vol 1 (1991)

Reverend Gary Davis – Harlem Street Singer (1961)

Big Bill Broonzy – Trouble in Mind (2000)

Skip James – The Complete Early Recordings 1930 (1986)

Albert King – Born Under a Bad Sign (1967)

Mance Lipscomb – Texas Sharecropper & Songster (1960)

John Lee Hooker – Alternative Boogie: Early Studio Recordings 1948-1952 (1995)

Lonnie Johnson – The Complete Folkways Recordings (1993)

Muddy Waters – At Newport 1960 (1960)

Blind Willie McTell – The Definitive Blind Willie McTell (1994)

Bo Diddley – Bo Diddley is a Gunslinger (1960)

R.L. Burnside – Wish I Was in Heaven Sitting Down (2000)

Magic Sam – West Side Soul (1968)

Jimmy Reed – Blues Masters: The Very Best Of (2000)

Lightnin’ Hopkins – The Complete Prestige / Bluesville Recordings (1991)

blues.jpg

Ready For The Blues – 22 Vintage Blues Tracks (One Hour Of Blues)

 

Um comentário em “BLUES SÃO FÁCEIS DE TOCAR, MAS DIFÍCEIS DE INTERPRETAR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s