Conheça o iceberg que vai erguer os oceanos em meio metro

Conheça o iceberg que vai erguer os oceanos em meio metro

Ele fica na Groenlândia. E já começou a derreter.

(superinteressante)
POR Karin Hueck

iceberg groenlandiaiStock

O Zachariae Isstrom é um gigantesco bloco de gelo que fica no nordeste da Groenlândia. Não teria por que nos preocupar com ele se não fosse por um pequeno detalhe: ele está derretendo em ritmo acelerado e, se desaparecer por inteiro, vai subir o nível dos oceanos do mundo em meio metro.

É isso que avisaram os cientistas em um novo estudo que constatou que o iceberg está perdendo 5 bilhões de toneladas de gelo ao ano – um ritmo muito acima do normal, e muito acima do esperado, mesmo considerando os tempos de aquecimento global. “O formato do Zachariae mudou drasticamente nos últimos anos. Ele está inclusive se quebrando em pedaços menores”, declarou Jeremie Mouginot, líder da pesquisa, da Universidade da Califórnia.

Leia mais:
– Nível dos oceanos não tem mais volta
– E se as calotas polares derreterem?

O culpado é, claro, o aumento das temperaturas da Terra – mas, que neste caso, anda pegando o iceberg por cima e por baixo. Tanto o oceano em que ele está boiando, quanto a atmosfera que o cerca está mais quente do que o esperado, o que faz com que o bloco de gelo derrata mais rapidamente.

 

Anúncios

Autor: fcrissilva

"Eu sou o tudo. Eu sou o Nada. Sou os livros que li, os momentos que passei, eu sou os brinquedos que brinquei, e os amigos que conquistei. Sou o amor que dei, e os amores que tive, as viagens que fiz, e os esportes que pratiquei. Sou minha matéria preferida, minha comida predileta, essa sou eu...eu mesma, será que vais entender? Sou o ódio resguardado, sou os sonhos realizados, os objetivos alcançados. Eu sou o meu interior, mas tambem meu exterior. Sou um conjuntos de fatores que você não pode entender. Sou a saudade, os abraços que já dei, eu sou o passado, mas também o presente e o futuro, sou os meus atos. Sou o perfeito, Mas também sou o imperfeito. Sou o contraste e a contradição. Sou a complexidade do mundo. SOU O QUE NINGUEM VÊ."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s