civilizações · Política · Religião

Quase 80% das mortes por terrorismo foram registradas em apenas cinco países

Quase 80% das mortes por terrorismo foram registradas em apenas cinco países

(superinteressante)
POR HuffPost Brasil, de HUFFPOST BRASIL
Apesar de ser um problema global, o terrorismo afetou cinco países de forma muito mais intensa no último ano.

Afeganistão, Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria concentraram 78% das mortes decorrentes do terrorismo e foram palco de 57% dos ataques registrados em 2014.

TerrorismoGetty

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (17), pelo Instituto para Economia e Paz. O Global Terrorism Index é um relatório investiga os padrões da atividade, assim como sua incidência geográfica e os principais métodos de ataque empregados pelos terroristas.

O cenário mais grave se apresenta na Nigéria, que viveu um intenso aumento de mortes decorrentes da atividade terrorista. Foram 7.512 pessoas mortas em 2014,uma alta de 300% desde 2013.

O relatório também traz outros fatos desoladores, como o aumento sem precedentes do número de mortes causadas pela atividade terrorista em 2014: 32.658 pessoas morreram em incidentes ligados ao terrorismo, um aumento anual de 80%. A organização pondera, no entanto, que homicídios foram responsáveis por um número 13 vezes maior de óbitos do que o terrorismo.

Apesar de concentrado, o terrorismo tem se estendido a um maior número de países. De acordo com o estudo, o número de países com mais de 500 mortes passou de cinco em 2013 para 11 em 2014, um aumento de 120%.

Segundo o relatório, ao movimento radical islâmico Boko Haram, que atua na Nigéria desde 2009, juntou-se em 2014 outro grupo terrorista, os militantes Fulani, que mataram 1.229 pessoas.

“O Boko Haram tornou-se o grupo terrorista que mais mata no mundo”, diz o ITG. O número de mortes atribuídas ao Boko Haram no ano passado é 6.664, enquanto o movimento extremista Estado Islâmico é considerado responsável por 6.073 mortes.

As duas organizações são responsáveis por 51% das mortes atribuídas a um grupo terrorista, adianta o estudo.

E o ocidente?

Sem contar os ataques de 11 de setembro, que mataram 2.997 civis, 0,5% das mortes causadas por terrorismo foram registradas no ocidente.

Levando em conta os atentados que abalaram os EUA em 2001, o número sabe para 2,6%. Entre os ataques registrados no ocidente, 70% foram perpetrados por “lobos solitários”, terroristas que agem isoladamente, geralmente motivados por extremismo político, e não fundamentalismo islâmico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s