Tecnologia · Textos

O HOMEM DO FUTURO: TODOS INTERLIGADOS

O HOMEM DO FUTURO: TODOS INTERLIGADOS

Com tanta tecnologia, parece que estamos agindo como robôs. Como seria o futuro se tivermos um chip implantado na cabeça?

robôs.jpg

Somos escritores de blog e facebook. Ao invés de caneta temos celular. Às vezes escrevemos nossos textos por pura inspiração, às vezes escrevemos com base em alguma matéria, livro ou filme. Quando escutamos o sinal de mensagem, corremos pegar o celular pra ver se alguém curtiu ou fez comentários. Se ninguém curte, ficamos triste. Quando recebemos um email dizendo que o artigo foi publicado, ficamos felizes. Será que todos somos assim? Acho que ao invés de evoluirmos estamos nos tornando robôs. Aonde isso vai parar?

Será que um dia vão implantar um chip em nosso cérebro e vamos acessar o google só com o pensamento? Ou vamos falar a palavra facebook e será projetada a tela através dos nossos olhos bem a nossa frente. E as pessoas andarão nas ruas mexendo com os dedos para virar as páginas. Ou melhor, tudo pelo comando de voz. Quem sabe esse chip conseguisse fazer um checkup diário em nosso corpo e nos passar um relatório quais os alimentos que estamos precisando, quais as nossas doenças e os tratamentos indicados. Quando estivéssemos cansados de pensar, era só ligar o pensador automático do sistema. Estaríamos todos interligados, não haveria como enganar ninguém, pois um lia o pensamento do outro, quando fosse atacado por este.

Não sairíamos de casa por nada neste mundo. Além de pedir qualquer produto via internet, como é feito hoje, muito mais serviços ou situações poderíamos resolver de casa. Não precisaremos sair nem para ir ao médico, pois as consultas seriam por vídeo conferência. Se precisarmos de uma prótese, ela seria impressa na nossa impressora 3D, bem na nossa frente. Definitivamente não haveria filas para transplante de órgãos. TV, cinemas, teatros, tudo online e disponível em nossa cabeça. Não haveria mais computadores, celulares, nenhuma parafernália eletrônica.

Os criminosos seriam todos marcados, ao passar do nosso lado, acessaremos os antecedentes e tudo mais. Um pai saberia na hora se o namoradinho que a filha trouxe é um bom partido, acessando os drives relacionamentos, formação profissional e seu curriculum. Falando em partido, os políticos corruptos seriam desmascarados e banidos da face da Terra. As escolas e cursos só à distância. Trabalho só home office, até mesmo nos casos operacionais onde as peças serão produzidas pelas impressoras.

Quanto a nós escritores, nossos livros estariam armazenados em uma pasta em algum lugar do nosso cérebro, que poderiam ser baixados pelos leitores mediante pagamento. Não haverá necessidade de digitar nada, para escrever o livro, o texto vai do pensamento para o arquivo, direto no sistema. Poderemos armazenar os livros nas editoras e livrarias, tudo em arquivo. Face a questão do meio ambiente, nada mais é impresso. Documento pessoal único em arquivo no chip.

Imagino que os hackers do futuro tentariam fazer um estrago considerável, buscando colocar minhoca (digo vírus) na cabeça das pessoas. Porém, toda ação suspeita a nível mundial seria bloqueada automaticamente pelo sistema. As pessoas que não aceitassem o chip, estariam literalmente fora do sistema.

Alguns podem estar pensando que esse texto é um delírio. Em 2012, em Londres, a BBC fez uma matéria onde cientistas implantaram um chip no cérebro de um cego para possibilitar que ele voltasse a enxergar.

Essa visão de futuro, muito retratada por diretores e escritores, mostra uma tendência cada vez maior em facilitar, modernizar e automatizar as coisas. As pessoas acabam ganhando com isso, os clientes acabam ganhando com produtos, serviços e informações cada vez melhores, com qualidade. É evidente que no meio de tanta informação e produtos, temos que avaliar sempre com cuidado. No meio de tanta tecnologia, ainda continuam em alta os sentimentos, os relacionamentos. A vida é feita de escolhas. O dia em que não pudermos mais pensar e caminhar livremente, será melhor desligar o sistema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s