Tecnologia

Vem aí: lentes de contato de realidade virtual

Vem aí: lentes de contato de realidade virtual

A Samsung acaba de registrar uma patente para a produção de lentes com microcâmeras integradas e conexão wi-fi

(superinteressante)
POR Helô D’Angelo

Black MirrorDivulgação

E se você pudesse experimentar a realidade virtual só com os olhos, sem precisar colocar uma bugiganga no rosto? Você poderia sobrepor o perfil dos seus amigos no Facebook às pessoas na vida real, consultar o Google discretamente naquele papo cabeça no bar e até fotografar a cena que você quisesse, até debaixo d’água – tudo num piscar de olhos. Isso pode até parecer um filme de ficção científica ou um episódio deBlack Mirror (de onde veio a imagem aqui em cima) mas é real: a Samsung está dando os primeiros passos para a produção de lentes de contato de realidade aumentada. E elas prometem ser incríveis.

lente de contatoSamsung | Korea Intellectual Property Right Service
As lentes ainda são um projeto e acabaram de ser patenteadas

As super lentes, patenteadas essa semana, funcionariam de um jeito bem simples. A partir de microcâmeras e de uma “tela” que fica bem em cima da íris, elas poderão projetar imagens e vídeos direto nos olhos, então você vivencia o mundo virtual junto com a realidade offline – aquilo que convencionou-se chamar de “realidade aumentada”. As lentes também terão uma antena wi-fi bem pequenininha, para que você possa ficar constantemente conectado à internet e ao seu smartphone, que seria o controle remoto das lentes.

Além da realidade virtual, o dispositivo poderá fotografar e filmar qualquer cena da sua vida. Aquele por do sol maravilhoso, aquela posa embaixo d’água, aquela ida noturna à praia – tudo poderia ser capturado em imagens, em alta definição, salvo direto na memória do seu celular via wi-fi e postado nas redes sociais instantaneamente. Ah, e para tirar as fotos, bastaria piscar os olhos – discreto é a palavra-chave.

A ideia ali, segundo o fabricante, é melhorar a experiência da realidade virtual sem deixar para trás o mundo real. De qualquer forma, as lentes do contato ainda não passam de um projeto. Mesmo assim, não se trata de algo fora da realidade: o Instituto Sueco de Tecnologia, por exemplo, anunciou estar trabalhando em lentes de contato capazes de dar zoom – o que daria um novo significado ao conceito de realidade AUMENTADA, rs.

Anúncios

2 comentários em “Vem aí: lentes de contato de realidade virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s