ABBEY ROAD O 12° ÁLBUM DOS BEATLES

ABBEY ROAD O 12° ÁLBUM DOS BEATLES

Abbey Road é realmente o último álbum de estúdio dos Beatles, ele foi lançado antes de Let It Be. Brian Southall, autor do livro que conta a história dos estúdios Abbey Road,… “há um desenho que Paul McCartney fez com quatro homenzinhos rabiscados atravessando a rua na faixa de pedestres”.

image001.jpg

Iain Macmillan conhecia os Beatles por trabalhos feitos com Yoko Ono. E para ele foi dada a missão de fotografar a capa de Abbey Road. Na manhã de 8 de agosto de 1969 em pleno verão em Londres, alguns policiais fecharam as ruas para que os músicos pudessem atravessar sem maiores problemas.

image002.jpg

image009.jpg

Em cerca de 15 minutos, Macmillan tirou seis fotos, enquanto os Beatles andavam de um lado a outro da Rua Abbey Road, esquina com a Grove End, em uma região predominantemente residencial da capital da Inglaterra. As fotografias não utilizadas da sessão estão nos arquivos da Apple Corps, empresa fundada pelos Beatles.

image003.jpg

image010.jpg

ABBEY ROAD FOI O 12° ÁLBUM lançado pelos The Beatles, em 26 de setembro de 1969, e leva o mesmo nome da rua de Londres onde se situa o estúdio Abbey Road. Foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

image004.jpg

image011.jpg

Apesar de ter sido o penúltimo álbum lançado pela banda, foi o último a ser gravado. As músicas do último disco lançado pelos Beatles, Let It Be, foram gravadas alguns meses antes das sessões que deram origem a Abbey Road. O álbum é considerado um dos melhores do grupo e parecia que os momentos de turbulências tinham passado e tudo havia voltado ao normal entre eles, mas na verdade o maior problema da banda começou a esquentar: Guerra de poderes.

image012.jpg

George Martin produziu e orquestrou o disco junto com Geoff Emerick como engenheiro de som, Alan Parsons como assistente de som e Tony Banks como operador de fitas. Martin considerava Abbey Road o melhor disco que os Beatles fizeram. E não é por menos: ele é o mais bem acabado de todos e um dos mais cuidadosamente produzidos (comparável somente a Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band). Sua estrutura foi bastante pensada e discutida, e as visões discordantes dos integrantes da banda só contribuíram para a riqueza da criação final.

image005.jpg

image013.jpg

Abbey Road que George Harrison se firmou como um compositor de primeira linha. Após anos vivendo sob a sombra de John Lennon e McCartney, com este álbum: “Here Comes the Sun” e “Something”. Ambas as canções foram regravadas incessantemente ao longo dos anos, sendo que Something chegou a ser apontada pela revista Time como “a melhor música do disco” e como a segunda música mais interpretada no mundo, atrás somente de “Yesterday”, também dos Beatles.

image006.jpg

image014.jpg

Abbey Road foi marcado pelo uso de novos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época. Um deles foi o sintetizador Moog, que começava a ser utilizado em maior escala dentro do rock. Ele possibilitava que virtualmente qualquer som fosse gerado eletronicamente. O Moog pode ser notado claramente em músicas como “Here Comes the Sun”, “Maxwell’s Silver Hammer” e “Because”. Por seu trabalho em Abbey Road, os engenheiros de som Geoff Emerick e Phillip McDonald ganharam o Grammy.

image007.jpg

image015.jpg

image008.jpg

image016.jpg

image017.jpg

image018.jpg

image019.jpg

image020.jpg

image022.jpg

The Beatles- Something ( rara versão bootleg)

Beatles-Wallpaper-the-beatles-16168642-1044-748.jpeg

Abbey Road marca um fim de uma banda

Os 47 minutos das faixas permitem-nos dizer que poderiam muito bem servir como uma visão geral de toda a sua carreira dos Beatles. Na esteira de ritmos psicodélica marcada álbuns anteriores, mas deixando espaço também para as guitarras mais clássicas.

Os Beatles. Abbey Road. Álbum é um dos maiores na história da música. Quem não viu um monte de vezes à capa fantástica? Poderíamos dizer que a imagem dos componentes da banda atravessando a faixa de segurança está na memória coletiva e conectiva de todos nós…

É uma das imagens mais icônicas do século passado como uma das capas mais brilhantes de um álbum de musica que foi recriado e até parodiada muitas vezes. Mas o que realmente importa é o que está dentro da capa.

Abbey Road mostra que cada um dos membros faz a sua despedida como aqueles shows em que são apresentadas aos membros de uma banda no final de um concerto. Ele é, sem dúvida, uma despedida para os fãs. Talvez a gravação deste álbum fosse um refúgio de paz nas relações turbulentas entre os componentes naquele momento.

Quem sabe?

 

Anúncios

Um comentário em “ABBEY ROAD O 12° ÁLBUM DOS BEATLES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s