10 MÚSICAS PARA CONHECER (E OUVIR) GOIÁS

10 MÚSICAS PARA CONHECER (E OUVIR) GOIÁS

O que é a música goiana? Descubra Goiás através de seus artistas que cantam desde o rock-psicodélico até o rap um pouco do Jeito Goiano, do clima quente e seco, das felicidades e da dura realidade social de uma cidade grande no meio do Brasil.

Quem mora em regiões facilmente identificadas pelo estilo musical tem uma tarefa nada fácil para se livrar dos esteriótipos quando se encontra para outra região do país. É o que acontece comigo, que nasci em Goiânia, quando viajo pelo Brasil.

Isso é comum com goianos e sertanejo, baianos e o axé, paraenses e o tecno-brega, cariocas e o funk… enfim, o que não falta é esteriótipo.

DSC_2845.jpg

E foi com a vontade de questionar o que é a música goiana que em 2015 criei o Cantos de Goiás, para dar visibilidade e debater mais sobre controvérsias que permeiam a identidade cultural, especialmente em tempos de internet. No meu blog pessoal o post 13 músicas para aflorar seu lado goiano é o mais acessado, mostrando que gente do Brasil (e do mundo!) quer ouvir um pouco mais a música goiana.

Se até hoje não posso dizer que descobri o que é a música goiana, por outro lado tenho certeza que nossos artistas colocam na música o que é ser goiano!

O estado, Goiás, e a capital, Goiânia, os costumes, o clima e o dia-a-dia dos seus moradores estão representados nas letras de músicas que vão desde o rap, passando pelo rock-psicodélico, e até ohardcore, contando, é claro, com representantes da MPG (Música Popular Goiana). Vamos aflorar o seu lado goiano?

Para começar: “você sabe onde fica Goiás?”

1. João Caetano, Pádua, Maria Eugênia E Fernando Perillo – SEMPRE NO CORAÇÃO.

2. Marcelo Barra– CANTO GOIANO. “da guitarra e da viola, sou goiano de coração

3. Umbando – BAIÃO GOIANO. “nóis num temo mar, mas o céu é bonito pra velejar“

4. Nilton Rabelo – CENTRO-OESTE – . “não somos só pequi nem só sertanejo, somos MPB, Silvinho, Cora e Poteiro. E para saber nosso paradeiro…”

5. Boogarins – BENZIM. “não há nada como o sol daqui, mesmo sem mar“

Nem tudo são flores por aqui, o clima quente e seco é tão cruel quanto a desigualdade social (que já colocou Goiânia em 10º colocado numa lista de cidades mais desiguais do mundo!) mostrando os contrastes da cidade, um sertão urbano?

6. Carne Doce – SERTÃO URBANO. “o progresso é mato“

7. Boca Seca – QUEBRANDO AS CORRENTES. “no Eixão, na Marginal: desigualdade social”

8. Pó de Ser – BICHO URBANO. “nas quebradas de Goiânia tudo se revela, o que tem de bela e de mais medonha e dimaidaconta“

9. WALLER, MOZY, CEZÀNE – MONSTER BUS. “embarque conosco na fuligem na fumaça“ (Este é um hardcore sobre a principal avenida da cidade, que tem como introdução “cecê, cheiro de cachaça…”)

10. Para acabar, nada como uma moda de viola com vários artistas goianos cantando um pouco do JEITO GOIANO. “sou goiano de corpo e alma, sou de cultivar a calma pena que a vida é pouca“

 

Um comentário em “10 MÚSICAS PARA CONHECER (E OUVIR) GOIÁS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s