CLASSROOM PORTRAITS – A REALIDADE DE DIFERENTES ESCOLAS DO MUNDO

CLASSROOM PORTRAITS – A REALIDADE DE DIFERENTES ESCOLAS DO MUNDO

O britânico Julian Germain lançou um livro com sua série fotográfica que mostra a estrutura de diferentes salas de aula ao redor do mundo.

cuba havana.jpg
Cuba, Havana

Seguindo o mesmo modelo da famosa série fotográfica “Where Children Sleep” do queniano James Mollison, que retratou quartos de crianças de diferentes países, o fotógrafo britânico Julian Germain registrou diferentes salas de aula ao redor do mundo.

 

Durante oitos anos, Julian percorreu 19 países fotografando escolas e as condições de ensino em diferentes culturas. No projeto chamado “Classroom Portraits 2004-2012”, podemos perceber a diferença gritante de infraestrutura na educação entre países do primeiro e do terceiro mundo e até mesmo entre cidades de um mesmo país. Enquanto que numa escola em Tóquio todos os alunos possuem computador como parte do material, outras na Nigéria e na Etiópia não possuem nem luz elétrica. Enquanto em alguns colégios na Inglaterra as turmas são reduzidas, em Iêmen, no Oriente Médio, as turmas são superlotadas e compostas só de meninos.

Entretanto, o fotógrafo também encontrou semelhanças entre alguns países. Além dos elementos principais que compõem uma sala de aula, como quadro negro e carteiras, fazerem parte da maioria das escolas visitadas, outros detalhes como a presença de retratos de políticos marcantes na história de cada país também é comum entre eles. Nas escolas britânicas, por exemplo, ele encontrou a foto do ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill exposta nas salas. Já em Bahrein, é o retrato do rei Hamad ibn Isa Al Khalifa que ilustra os locais das aulas.

Ao todo são mais de 450 imagens produzidas, mas o fotógrafo escolheu apenas 87 para ilustrar o livro do projeto. Segundo ele, as fotos nos fazem refletir sobre a infância, a adolescência e o crescimento. Mas com certeza o que mais chama atenção no trabalho são as diferenças sociais e culturais dos países.

escola 1.jpg
Inglaterra, Seaham

escola 2.jpg
Inglaterra, Washington

escola 3.jpg
Inglaterra, Wolsingham

escola 4.jpg
Arábia Saudita, Dammam

escola 5.jpg
Yêmen, Manakha

escola 6.jpg
Yêmen, Sanaa

escola 7.jpg
Catar

escola 8.jpg
Bahrain, Saar

escola 9.jpg
Brasil, Cipó

escola 10.jpg
Argentina, Buenos Aires

escola 11.jpg
Peru, Cusco

escola 12.jpg
USA, St. Louis

escola 13.jpg
Nigéria, Kano

escola 14.jpg
Japão, Tóquio

escola 15.jpg
Taiwan, Ruifang Township

Etiópia.jpg
Etiópia, Gambella

Rússia.jpg
Rússia, São Petersburgo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s