Índia planta 50 milhões de árvores em menos de 24 horas

Índia planta 50 milhões de árvores em menos de 24 horas

Governo vai investir mais de US$ 6 bilhões para aumentar a cobertura florestal em mais 100 mil km² – e o primeiro passo foi convocar 800 mil indianos para ajudar a reflorestar o país.

(superinteressante)
POR Carol Castro

bandeira da índia com árvores
Istock

Um mutirão de indianos saiu de casa na semana passada para ajudar a reflorestar umas das regiões mais secas do país: o estado de Uttar Pradesh, que faz fronteira com o Nepal. Em menos de 24 horas, 800 mil pessoas plantaram, 49,3 milhões de árvores de 80 espécies diferente.

Todas as mudas foram compradas de viveiros da região e replantadas ao longo de estradas, trilhos de trem e florestas públicas. É a primeira ação realizada com os US$ 6 bilhões que o governo prometeu investir em reflorestamento.

Mas não é de hoje que a Índia tenta resolver o problema de desmatamento no país. Desde o início dos anos 2000, o governo promoveu tanto programa de reflorestamento que cobertura florestal teve um ganho de 53 mil km2. A última vez que eles viram sua área florestal diminuir foi em 1990.

Para se ter ideia, há quase 30 anos, as florestas no Brasil só perdem espaço. Enquanto o governo indiano recuperou o equivalente a um Rio Grande do Norte inteiro em 15 anos, nós corremos na direção contrária: destruímos uma área de florestas cinco vezes maior do que essa no mesmo período.

O empenho da Índia tem uma razão. Seis cidades do país aparecem entre as 10 mais poluídas do mundo. Plantar árvores pode ser o pontapé para melhorar a qualidade do ar e mudar essa história. Só precisam agora ver como mantê-las vivas. Sem água e cuidados, a taxa de mortalidade pode chegar a 40%.

De qualquer forma, já é um começo. E pelo menos uma coisa eles já garantiram: um novo recorde mundial. A Índia bateu a antiga marca do Paquistão, de 847 mil árvores plantadas em um dia só, e garantiu seu nome no Livro dos Recorde.

Anúncios

Autor: fcrissilva

"Eu sou o tudo. Eu sou o Nada. Sou os livros que li, os momentos que passei, eu sou os brinquedos que brinquei, e os amigos que conquistei. Sou o amor que dei, e os amores que tive, as viagens que fiz, e os esportes que pratiquei. Sou minha matéria preferida, minha comida predileta, essa sou eu...eu mesma, será que vais entender? Sou o ódio resguardado, sou os sonhos realizados, os objetivos alcançados. Eu sou o meu interior, mas tambem meu exterior. Sou um conjuntos de fatores que você não pode entender. Sou a saudade, os abraços que já dei, eu sou o passado, mas também o presente e o futuro, sou os meus atos. Sou o perfeito, Mas também sou o imperfeito. Sou o contraste e a contradição. Sou a complexidade do mundo. SOU O QUE NINGUEM VÊ."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s