Filme de terror sobre inteligência artificial ganha trailer criado por inteligência artificial

(superinteressante)
POR Marina Demartini, de EXAME.COM

 Inteligência ArtificialReprodução
Watson, o supercomputador cognitivo da IBM, adicionou mais um feito ao seu currículo de “faz tudo”. A máquina, em parceria com o estúdio de cinema 20th Century Fox, criou um trailer para o filme de ficção científica Morgan.

A trama do longa-metragem tem tudo a ver com o próprio Watson. A história é sobre um grupo de cientistas que cria uma inteligência artificial que foge de seu controle. A diferença, pelo menos até agora, é que o supercomputador da IBM não se revolta contra humanos.

Para realizar a tarefa, a IBM alimentou Watson com cenas de 100 trailers de filmes de terror. O supercomputador analisou vídeo, áudio e composição de cada uma das cenas para encontrar a fórmula do trailer perfeito.

Após a avaliação, Watson recebeu o filme completo, que tem 90 minutos, e escolheu dez cenas para compor o trailer. “Watson foi capaz de entender a cena visualmente e determinar se ela era assustadora, delicada, triste ou feliz”, explica John Smith, cientista da IBM, em vídeo (que você vê abaixo).

Como a união de todas as cenas totalizou longos seis minutos, um editor da IBM as organizou para contar uma história coerente e sucinta. Todo esse processo durou apenas 24 horas, sendo que um trailer leva geralmente semanas para ficar pronto.

Você pode ver o resultado final do trabalho de Watson no trailer (em inglês) abaixo:

Anúncios