MÚSICOS QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER: JOHN FRUSCIANTE

MÚSICOS QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER: JOHN FRUSCIANTE

Nunca foi um simples guitarrista, de uma simples banda. Sua introspecção e visão do universo ao seu redor cativou aqueles que tiveram o privilégio de ver por seus olhos, palavras e riffs o quanto enigmático e detalhista é ser um Ser Humano neste Universo.

john8.jpg

John Anthony Frusciante, nova iorquino, nascido no dia 5 de Março de 1970. Homem de aspecto simples, mas rodeado de pontos de vista diferenciados. Aos 18 anos se torna guitarrista da aclamada banda Red Hot Chili Peppers. Por três vezes seu trabalho foi reconhecido entre os melhores guitarristas da história. O que torna esse “rockstar” diferente dos outros?

john3.jpg
Há um bom tempo a indústria fonográfica percebeu que a grande massa consome o que lhe for servido. A quanto tempo você não vê grandes artistas nascendo em uma mesma época? É um ou outro que acaba ditando “o que é a música do momento”. Tangenciando tudo isso há milhares de artistas que destilam suas almas em notas com a esperança de mostrarem um novo ponto de vista sobre o que é vivido e o que certamente se viverá, tudo isso às margens do que nos é apresentado pela mídia.

John fora o Red Hot Chili Peppers possuí 14 álbuns gravados. Neles encontramos um resumo de sua existência até os dias atuais, uma vida regrada a heroína, a desilusão entre a expressão do que se sente gerando dinheiro e fama, a luta contra a heroína e a incompreensão, a imersão no auto conhecimento, a esperança e alegria dos primeiros resultados positivos sobre o viver, o declamar de conselhos para crises existenciais e muitos outras situações que vivemos todos os dias, mas censuramos porque não podemos sentir, disseram um dia que seríamos fracos se o fizesse.

john5.jpg

Muitos o consideraram uma pessoa problemática, de hábitos e ações fora do normal, do comum. O ponto a ser discutido aqui é a forma com que pessoas como o John expõe temas tão íntimos, temas onde muitos hoje se rejeitam a no mínimo pensar sobre. Todos os elementos que nos caracterizam por sermos seres inteligentes são colocados em suas canções de forma detalhada. Abaixo um pequeno trecho e clipe de uma de suas grandes obras:

You don’t throw your life away Você não joga sua vida fora Going inside Se voltando para dentro. (de você) You get to know who’s watching you Você tem que saber quem te observa And who besides you resides E quem mora ao seu lado

Sua música mesmo com todo o teor introspectivo que já é comum de se encontrar, também possuí detalhes curiosos: ele é fanho. Dificilmente você acreditará se relembrar as músicas do Red Hot, mas lembre se que ele realizava a segunda voz e back vocals apenas. Com uma voz aveludada, palavras que sofrem a sair entre os dentes apenas agregaram em sua musicalidade, um feito para poucos. O que dizer sobre sua técnica como guitarrista? Poucos conseguiram colocar tanta energia, brilho e sentimentalismo em cada nota como ele. Muitas vezes o estilo de John é lembrado ao eterno Jimi Hendrix, acho que não é necessário mais nenhum comentário sobre.

john9.jpg

A melhor forma de conhecer e principalmente sentir a música é ouvindo de mente e coração abertos. Abaixo deixarei mais algumas músicas deste notável músico e esperar que assim como eu o deixe cantar os acontecimentos da sua vida…

 

Um comentário sobre “MÚSICOS QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER: JOHN FRUSCIANTE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s