CARTAS PARA JULIETA: UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE PARA O AMOR

CARTAS PARA JULIETA: UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE PARA O AMOR

E se você tivesse uma segunda chance para encontrar seu verdadeiro amor? O filme “Cartas para Julieta” nos traz paixão, amor e uma confiança serena na condução dos nossos caminhos através do que sente nosso melhor conselheiro sentimental: o coração.

amor, cartas, cinema, julieta, para, romance

Quem nunca questionou se o verdadeiro amor não ficou deixado pra trás que atire a primeira pedra. Nesta mescla de cinema europeu (profundidade em frases, reticências, olhares e gestos) com o cinema americano de entretenimento (regado de bom humor), Cartas para Julieta (título original: Letters to Juliet) nos conduz a sentimentos íntimos, daqueles que jamais confessaremos – principalmente, a nosso par atual.

É um filme permeado de emoções inocentes, como nossa crença inabalável no amor, na sintonia imediata de reconhecimento da famosa “pessoa da sua vida” – afinal, alma gêmea que se preze é reconhecida e não apresentada e desenvolvida, certo?

amor, cartas, cinema, julieta, para, romance

Todo o filme repousa um olhar calmo e tranquilo no instinto dos nossos sentidos, confiante de que nosso coração é o nosso melhor guia, nosso GPS em direção à realização primeira mais desejada do ser humano: encontrar a pessoa amada.

amor, cartas, cinema, julieta, para, romance

Extremamente bem elaboradas, as personagens discorrem intensamente sobre relacionamento, auto-conhecimento, respeito, frustrações e muita, mas muita sede de amor intenso, puro e verdadeiro em suas vidas.

Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora – ainda não realizada em sua profissão – e juntamente com o noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha ter seu próprio restaurante, viaja para a Itália em uma espécie de aquecimento, de pré- lua de mel.

amor, cartas, cinema, julieta, para, romance

Na cidade de Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, lugar perfeito para sua lua de mel antecipada, a doce Sophie acaba por perceber que seu noivo está mais interessado nos seus sonhos profissionais com seu restaurante do que nela.

Em uma das várias vezes que dá por si sozinha sem a companhia do noivo (ocupado com suas paixões individuais), Sophie descobre na cidade uma antiga tradição: mulheres apaixonadas escrevem cartas para Julieta (a heroína de Shakespeare) e as colocam em um muro.

amor, cartas, cinema, julieta, para, romance

Sophie junta-se a um grupo de voluntárias que responde a estas cartas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Mas existem vários Lorenzos em Itália e Sophie mostra interesse em ajudá-la na tarefa de encontrá-lo, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan) que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.

amor, cartas, cinema, julieta, para, romance

É interessante perceber a dimensão de confiança nas dinâmicas da vida que pouco entendemos, pois, mesmo tendo passado praticamente a vida toda longe de seu amor – e vice-versa – ambos construiram lindas familias, tiveram filhos e netos e deixaram um legado de amor familiar de que nenhum dos dois se arrepende. Porém, tampouco suficiente para esquecerem-se um do outro.

Não vem ao caso contar todo o desdobramento da trama, pois isso acabaria por tirar o interesse do leitor em ver o filme, mas, se deseja uma inquietação, apenas posso dizer que ao término da película você irá acreditar que Romeu e Julieta é uma obra da literatura Italiana, escrita por um tal “Williano Shakespearielli”…

amor, cartas, cinema, julieta, para, romance

Confesso que este filme me pegou em um momento peculiar da vida, o qual me faz digitar estas linhas ouvindo Sinatra, com as mãos geladas e o coração pulsante, invadido por um profundo desejo de viver um grande amor, intenso, puro e regado de adimiração.

Pegue papel, caneta e… vamos escrever às nossas Julietas?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s