CARAVAGGIO – O GENIAL REBELDE DO BARROCO

CARAVAGGIO – O GENIAL REBELDE DO BARROCO

Considerado um proscrito pelos seus contemporâneos, Caravaggio foi um revolucionário e uma das figuras mais controversas da história da arte quer pelo seu génio como artista quer pela sua personalidade misteriosa e instável. Votado a quase três séculos de ostracismo, hoje em dia a sua arte é reconhecida como pioneira.

Thumbnail image for caravaggio5.jpg

Michelangelo Meresi nasceu na aldeia Caravaggio perto de Bérgamo em 1571. A sua vida foi tão emocionante como a sua arte. Foi preso, encarcerado diversas vezes, chegou a confessar ter assassinado um adversário de jogo por o achar batoteiro, passou a vida de calabouço em calabouço. Proscrito, procurado e perseguido, Caravaggio desapareceu numa praia a norte de Roma, consta, assassinado. Com 38 anos. Foi esquecido durante três séculos e apenas no século XIX lhe foi feita justiça. Citando o crítico americano Bernard Berenson “ Depois de Miguel Ângelo, nenhum pintor italiano teve tanta influência”.

Este rebelde revolucionário, em que a determinada altura cada uma das suas obras eram um escândalo, foi criador de toda uma nova linguagem da pintura. Uma linguagem teatral e dramática. Numa época em que a pintura tinha como objetivo a perfeita representação, fosse em que circunstância fosse, da natureza, Caravaggio representava a realidade de maneira objetiva, crua e de uma beleza misteriosa.

Recrutando pessoas do povo, da rua como taberneiros, mendigos, jogadores e prostitutas, Caravaggio transforma-os em Santos, Apóstolos, Padres da Igreja, escandalizando tudo e todos com a sua irreverência e ousadia provocando desde logo uma rotura com os ideais aristocráticos e ambientes idealizados do Renascimento. Foi, por conseguinte, pioneiro do período Barroco e o seu grande impulsionador.

Pinta obras-primas banhadas pelo Tenebrismo, claramente desenvolvido por Caravaggio, cujos intensos contrastes claro- escuro tornam a pintura mais realista e as figuras representadas quase escultóricas. Nos seus quadros, a iluminação não é executada de maneira uniforme mas sim por manchas : os pormenores são banhados por uma luz intensa e viva que se alternam com zonas de sombra escura conferindo à pintura uma expressão dramática e fantástica.

S.Jerónimo Escritor de 1606

Jeronimo.jpg

Madalena Arrependida de 1597

192.jpg

O Amor Triunfante de 1602

caravaggio.jpg

S. Francisco em Êxtase de 1595

caravaggio19.jpg

A Vocação de S. Mateus de 1600 The_Calling_of_Saint_Matthew_by_Carvaggio.jpg

Baco de 1597

caravaggio_bacco.jpg

A Conversão de Madalena de 1598

8030-martha-and-mary-magdalene-caravaggio.jpg

A Morte da Virgem de 1606

deathofthevirgin_caravaggio.jpg

A Medusa de 1599

medusa.jpg

Madalena em Êxtase de 1606

magdalenecstasy-1610.jpg

Em 1890, Wolfgang Kallab redescobriu Caravaggio enquanto elaborava um arquivo austríaco e imediatamente o seu esplendor e grandiosidade foram resgatados do injusto esquecimento a que estava relegado. Escandaloso, revolucionário, ousado, genial, visionário e provocador, Caravaggio influenciou um sem número de artistas posteriores e dos séculos seguintes. Desde Vermeer a Rembrandt passando por La Tour…todos beberam da escola Caravaggiana do claro-escuro característico. A imortalidade da sua obra e a luz hipnótica dos seus quadros continuarão a enfeitiçar os museus e galerias de todo o mundo.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s