UM POR TODOS E TODOS PELA MÚSICA!

UM POR TODOS E TODOS PELA MÚSICA!

Porque música é sentimento expresso e compartilhado por (e com) todos.

01 - tumblr_n9o9al0pJb1twpkeco1_1280.jpg Imagem via Freak World

Na última semana (sexta-feira, dia 11) a banda estadunidense Bon Jovi lançou o videoclipe da música Come On Up To Our House, que faz parte do seu novo álbum, This House Is Not For Sale (lançado no dia 4 de novembro). No vídeo temos os integrantes do grupo tocando a referida canção em uma casa de campo, à noite, enquanto diversas pessoas (amigos) começam a chegar ao local, ocupando a varanda da casa junto com os músicos, como pode ser conferido logo abaixo:

O vídeo e a música me fizeram lembrar de outros artistas que realizaram projetos semelhantes, reunindo amigos e familiares para gravações especiais de suas músicas. A seguir apresento algumas dessas gravações que demonstram o poder da música em agregar as pessoas e o poder que os vídeos têm em tornar essa experiência ainda mais significativa.

02 - Jont asdassafsa.png Jont

O cantor britânico Jont fez uma gravação para lá de especial dentro e ao redor de sua casa, reunindo os amigos com seus filhos e cães. No vídeo eles fingem estar no ano 2097 e que são os últimos humanos na terra, vivendo juntos em uma balsa. É muito bonito ver a participação de todos e a forma como parecem estar contentes com o projeto; e a música ainda traz uma mensagem muito legal – “We got each other, sister and brother, don’t need no other love to ease my soul”.

Jont – Lucky Leaf Falls

***03 - a banda mais bonita da cidade - oração - dadasafs.png
A Banda Mais Bonita da Cidade

A Banda Mais Bonita da Cidade se reuniu com Leo Fressato e outros tantos amigos para gravarem, em 2011, o vídeo da música Oração, que impulsionou a banda no cenário nacional e internacional. Um vídeo e uma música que te prende tamanha a simplicidade e beleza do resultado final.

A Banda Mais Bonita da Cidade (com Leo Fressato) – Oração

***04 - heima-still10.jpg
Sigur RósHeima

A banda islandesa Sigur Rós tem um registro muito bacana presente no documentário e DVD duplo Heima, gravado no verão de 2006, durante a turnê do grupo pela Islândia. No período, eles realizaram uma série de espetáculos gratuitos no país sem divulgação prévia – entre eles, dois grandes concertos ao ar livre e alguns outros de pequena escala; além de um concerto de protesto contra a represa Kárahnjúkar. Um dos registros gravados foi o da música Olsen Olsen que pode ser conferido a seguir:

Sigur Ros – Olsen Olsen

***05 - arnaldo antunes ao vivo lá em casa ffdfhdgsd.jpg
Arnaldo Antunes

Outro artista que costumar reunir os amigos para gravar vídeos é o Arnaldo Antunes, que inclusive lançou o CD e DVD Ao vivo lá em casa, gravado em sua própria casa, em São Paulo, no dia 09 de agosto de 2010. Do ex-Titãs eu deixo dois registros, A Casa é Sua, do show anteriormente citado, e Põe Fé Que Já é, de seu último disco, Já é, lançado em 2015:

A Casa é Sua – Arnaldo Antunes

Arnaldo Antunes – Põe Fé Que Já é

***06 - grand rapids experience hhfu.png
Experience Grand Rapids

E para finalizar esta postagem, gostaria de compartilhar o vídeo de uma extraordinária ação coletiva, gravado em 2011 e produzido pelos habitantes da cidade de Grand Rapids, em Michigan (EUA), depois que a revista Newsweek a classificou como “moribunda”, incluindo-a entre as cidades que estavam morrendo. Como forma de protesto, o diretor Rob Bliss teve a ideia de responder a provocação da revista com arte, convocando os moradores da cidade para gravarem um vídeo com a música American Pie, de Don McLean. Foram mais de 5 mil pessoas envolvidas, resultando em um “show – de civilidade, de força política, de vontade, de determinação. E de cinema: é tudo um único plano-seqüência! É de deixar Brian De Palma babando de inveja”, como descreve Sérgio Vaz. Quem ainda não viu, pode se encantar e se emocionar com a produção; e quem já viu, pode aproveitar para ver mais uma vez:

The Grand Rapids – American Pie

***07 - foo fighters sjfsdghakghksd.png
Mil fãs do Foo Fighters tocando juntos em Cesena (Itália)

Música/vídeo bônus – Escrevendo sobre o último vídeo me veio à mente o que os mil fãs do Foo Fighters fizeram na cidade italiana de Cesena, no final de julho de 2015, ao se reunirem para tocar a canção Learn to fly, no intuito de que a banda se apresentasse por lá. No final do vídeo é possível ver um dos organizadores explicando o projeto, chamado de Rockin1000, além de informar que pessoas de diferentes localidades da Itália foram para a cidade bancando seus próprios custos, simplesmente para participar do projeto. Confira abaixo:

E a resposta do David Grohl, líder do Foo Fighters? Confere aí:


O show aconteceu no dia 03 de novembro de 2015.

 

Um comentário sobre “UM POR TODOS E TODOS PELA MÚSICA!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s