SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRÍTICA CONSTRUTIVA

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRÍTICA CONSTRUTIVA

“Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada.” Pois bem, a crítica virá e o que devemos fazer com ela?

cr.jpeg Como seres pensantes e questionadores, é comum vermos falhas no trabalho de outrem. Vemos falhas em sua conduta, em seu raciocínio, sua maneira de falar e de escrever. Vemos falhas na forma de educar seus filhos, em seu jeito de cozinhar e eu poderia citar um número infinito de coisas aqui, já que as atividades humanas são muito variadas. Entendemos que devemos deixar os outros cientes de que precisam melhorar em tais aspectos e geralmente não gostamos quando esse alguém não recebe bem a nossa crítica.

Pois bem, muitas vezes aquilo que tanto temos de criticar não passa de um ponto de vista, uma interpretação de um fato e muitas vezes essa opinião pode não corresponder ao correto. No entanto, será que pensamos dessa forma ou muitas vezes queremos ser os “donos da razão”? Percebo que mesmo sendo sobre um ponto de vista, é saudável que as partes conversem sobre isso a fim de trazer crescimento para ambos. Sim, é certo que mesmo uma opinião pode mudar muitas coisas no mundo de alguém. As grandes questões são: Queremos criticar para construir ou para destruir? Respeitamos o outro como um ser individual ou queremos que ele seja uma réplica nossa?

Refletindo sobre o outro lado, pensemos agora como aquele que recebe a crítica: Sou a favor de ouvirmos tudo com humildade. Há muitos anos atrás, um rei chamado Salomão (considerado o homem mais sábio do mundo) escreveu o seguinte: “Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber.” Ora, não podemos presumir que somos perfeitos! Nessa caminhada diária, temos muito que melhorar! Escolha ser grato àqueles que tiram um tempo para te dar uma instrução quando você percebe que este só quer te ajudar a evoluir. Ouça com atenção e, se perceber que a opinião deste está equivocada, apresente-lhe todos os fatos. Assuma quando perceber que errou e faça diferente da próxima vez. Ao receber uma correção, estará aumentando o seu saber!

Saber ouvir é uma arte e, infelizmente, muitos são rápidos para falar e tardios para ouvir. Não há motivos para ofensas quando nos assumimos como imperfeitos. Lembremos também que, no momento de falar, precisamos respeitar o próximo e entender que sua personalidade é diferente. Se fôssemos todos iguais, que graça teria? Saibamos que nosso ponto de vista muitas vezes reflete apenas nossas próprias opiniões e nem sempre corresponde à verdade ou à maneira correta de fazer as coisas (e até mesmo de viver). Sejamos bons críticos e, acima de tudo, bons ouvintes!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s