PREFIRO SOFRER POR SENTIR MUITO A SORRIR POR NÃO ME IMPORTAR

PREFIRO SOFRER POR SENTIR MUITO A SORRIR POR NÃO ME IMPORTAR

Prefiro encarar dias difíceis de vez em quando porque a dor do outro me afeta. Porque saio da minha bolha de egoísmo, da minha zona de conforto para me relacionar com quem precisa de mim. Não quero me acostumar jamais com a miséria, com a injustiça, com a crueldade. Quero continuar me revoltando quando leio uma notícia de abuso sexual. Quero sentir o peito apertado quando vejo um idoso pedindo esmolas ou revirando o lixo.

foto_f461a.jpg

Cena do filme Clube da luta

Atualmente , ser feliz virou uma febre, quase uma obsessão. É preciso ser feliz custe o que custar , doa a quem doer. E se a felicidade não acontece , dissimula-se.

Obviamente que todos nós queremos ser felizes. Obviamente que sofrer é muito ruim. Mas , me assusta perceber que para algumas pessoas o mais importante é ser simplesmente feliz, mesmo que para isso seja preciso passar por cima dos outros , transformar a cabeça das outras pessoas em degraus.

Como disse o célebre escritor francês André Gide, “Sinto em mim uma imperiosa obrigação de ser feliz, mas toda felicidade obtida às custas dos outros me parece odiosa”.

Por pior e mais doloroso e devastador que seja me sentir infeliz, prefiro sofrer a sorrir por não me importar , por simplesmente não enxergar nas outras pessoas um mundo de sentimentos e possibilidades, um semelhante a mim, um semelhante às pessoas que amo e quero bem.

Obviamente , que não somos obrigados a amar todas as pessoas em medidas iguais. Obviamente , que algumas pessoas realmente não conseguem tocar o nosso coração ou nos magoaram tanto que amá-las se torna quase um milagre. Por outro lado, é muito triste quando a felicidade de alguém está diretamente relacionada à ruína do outro.

Na vida pública , vemos muitos exemplos deste tipo de conduta: para poucos esbanjarem milhões de reais , a maioria da população é privada do mínimo necessário. Para poucos viverem com o máximo de luxo e conforto, a maioria precisa aprender a sobreviver sem o básico.

Em grandes corporações , para os lucros serem devastadores e impactantes , o bem estar dos funcionários é sacrificado. Enfim, uma pequena parte , muitas vezes, se apodera do máximo possível de benefícios , deixando quase nada à maioria.

Nas relações privadas também encontramos exemplos deste tipo de situação: em algumas famílias , para um dos membros ser satisfeito em suas necessidades e realizado em seus desejos , as outras pessoas precisam se sacrificar e abrir mão daquilo que é importante para elas. Alguns relacionamentos amorosos também são assim: muitas vezes, para um casamento durar anos e anos, uma das partes faz todas as vontades do outro e renuncia a si mesmo. Este tipo de união se torna cada vez menos comum…ainda bem. Por outro lado, as pessoas, às vezes , exageram muito no egoísmo. Ainda falta encontrar um equilíbrio entre o respeitar-se e o respeitar o outro. Mas este tema fica para um outro artigo…

Sim, prefiro sofrer por sentir muito a sorrir por não me importar. Prefiro encarar dias difíceis de vez em quando porque a dor do outro me afeta . Porque saio da minha bolha de egoísmo, da minha zona de conforto para me relacionar com quem precisa de mim. Não quero me acostumar jamais com a miséria , com a injustiça , com a crueldade. Quero continuar me revoltando quando leio uma notícia de abuso sexual. Quero sentir o peito apertado quando vejo um idoso pedindo esmolas ou revirando o lixo. Quero continuar sentindo o impulso de caminhar na direção de quem precisa de ajuda , nem que a ajuda seja uma simples palavra.

Deixe um comentário

