Imagens de sonda espacial mostram Marte como você nunca viu

Imagens de sonda espacial mostram Marte como você nunca viu

Vídeo se utiliza de registros feitos pela HiRISE, sonda da NASA que está no planeta há 12 anos

Se algum dia conseguirmos concretizar o projeto de colonizar outros planetas, é provável que a nova casa da espécie humana seja Marte. O planeta vermelho é o que oferece uma vida mais próxima da que levamos na Terra, se comparado com as outras opções deste sistema solar. Ainda que não tenhamos soluções para certos problemas marcianos – desde a atmosfera densa até o solo terrivelmente arenoso – o quesito distância já foi superado: a NASA mantém no planeta máquinas potentes, que trabalham para dar um relatório preciso do que nos espera em Marte. Na tarefa há robôs, drones e, principalmente, sondas espaciais.

A mais importante delas é a HiRISE, sigla em inglês para “Experimento Científico de Captação de Imagens em Alta Resolução”. Em Marte há 12 anos, a sonda registrou cerca de 50 mil imagens em HD, que detalham o relevo do planeta com riqueza impressionante. Coube a Jan Fröjdman, um produtor de vídeo finlandês, selecionar e compilar o material em um filme de pouco mais de 4 minutos.

A jornada pelas montanhas, vales e crateras do solo marciano ganhou movimentos que recriam efeitos 3D, melhorando a imersão e trazendo pontos de vista únicos. Para isso, Fröjdman selecionou manualmente 33 mil pontos de referência, que ofereciam diferentes perspectivas de cada trecho do relevo. Programas de modelagem computacional foram usados para
unir as sequências de imagens, o que permite a “rotação” da câmera, nos aproximando mais do solo rochoso de Marte. De acordo com o site Wired, a produção demorou três meses para ficar pronta. O resultado você pode conferir abaixo.

Anúncios

Autor: fcrissilva

"Eu sou o tudo. Eu sou o Nada. Sou os livros que li, os momentos que passei, eu sou os brinquedos que brinquei, e os amigos que conquistei. Sou o amor que dei, e os amores que tive, as viagens que fiz, e os esportes que pratiquei. Sou minha matéria preferida, minha comida predileta, essa sou eu...eu mesma, será que vais entender? Sou o ódio resguardado, sou os sonhos realizados, os objetivos alcançados. Eu sou o meu interior, mas tambem meu exterior. Sou um conjuntos de fatores que você não pode entender. Sou a saudade, os abraços que já dei, eu sou o passado, mas também o presente e o futuro, sou os meus atos. Sou o perfeito, Mas também sou o imperfeito. Sou o contraste e a contradição. Sou a complexidade do mundo. SOU O QUE NINGUEM VÊ."

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s