O mundo está mais pacífico que no ano passado, mostra pesquisa

O mundo está mais pacífico que no ano passado, mostra pesquisa

Islândia segue como a nação menos violenta do mundo. Veja quais são os países mais pacíficos de 2017 (e os menos) em um mapa:

Apesar dos conflitos armados e ataques terroristas que vêm dominando o noticiário nos últimos meses, o mundo se tornou um local levemente mais pacífico na comparação com 2016. É o que mostra o Global Peace Index 2017, estudo conduzido pelo Instituto para Economia e Paz e que avalia quão pacífico o planeta está.

Pesquisa

A pesquisa investiga 163 países. A partir da análise de 23 indicadores, como os níveis de segurança interna, a extensão dos conflitos domésticos e internacionais nos quais um país está envolvido e seu grau de militarização, divididos em 3 categorias.

Com os resultados, é produzido um ranking que mostra quais são os mais pacíficos e quais são os que vivem as maiores instabilidades. Quanto mais baixa for a pontuação de um país, mais estável ele é.

Resultados

E a edição 2017 do estudo trouxe algumas novidades: 93 países melhoraram seus níveis de paz no último ano, enquanto 63 observaram a piora de suas situações internas. A República Centro-Africana é o país que mais cresceu nesta edição do ranking e a Etiópia é o que registrou a maior queda na classificação.

Entre as regiões do globo, seis estão mais pacíficas que em 2016 e a Europa segue firme na primeira posição. A novidade é a ascensão da América do Sul para a quarta posição, ultrapassando América Central e Caribe. Na contramão está a América do Norte, que registrou o pior desempenho, seguida da África subsaariana e Oriente Médio e Norte da África.

Globalmente, no entanto, o mundo está mais violento que há dez anos. Nesse contexto, o indicador que apresentou a maior deterioração é o que mede os impactos de atos terroristas, com 60% dos países apresentando piores níveis dessa atividade que em 2008.

Ranking

A Islândia segue na primeira posição como o país mais pacífico do mundo. No topo do ranking, vale notar foi a Finlândia o local que caiu mais posições na comparação com 2016, de 11º para 17º, e a Hungria o que mais avançou, de 19º para 15º.

Já nas últimas posições, onde estão os países mais instáveis, a Síria segue com o pior desempenho. Apesar das melhoras observadas na situação da República Centro Africana, vale notar que esse segue entre aqueles mais instáveis.

O Brasil permanece no mesmo lugar de 2016, 105º, ficando atrás de países historicamente violentos e pobres, como Honduras e Haiti, e outros no continente africano, como Libéria e Angola.

Dentre os 163 países avaliados, EXAME.com reuniu os países mais pacíficos e os mais violentos neste mapa interativo. Vale observar que o Brasil foi incluído para fins de comparação.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s